Pesquisar
Close this search box.
Rondônia

Terra Uru-Eu-Wau-Wau invadida, denuncia governador de Rondônia

Em sua viagem a Brasília na quarta-feira (18 de janeiro), o governador de Rondônia, Confúcio Moura, encaminhou denúncia ao ministro do Meio Ambiente (MMA), Sarney Filho, de invasões ao Parque Nacional Pacaás Novos em Campo Novo de Rondônia e à reserva indígena Uru-Eu-Wau-Wau. O parque Pacaás Novos possui área de 708 mil hectares e foi criado em 21 de Setembro de 1979.

No encontro, foram requeridas pelo governador medidas e providências urgentes que interrompam ações criminosas no local. Confúcio Moura entregou ao ministro documentos com registros de maquinários pesados abrindo clareiras na floresta.

Nos dados estaduais, o parque mantinha-se até 2015 como uma das poucas áreas protegidas ainda totalmente preservadas. porém, a partir de dezembro daquele ano surgiram lideranças na região que disseminaram a informação de que áreas de florestas pertencentes à União poderiam ser loteadas, e que no futuro seriam legalizadas.

A denúncia ainda cita que entre os invasores estão garimpeiros, ex-garimpeiros e pessoas que se autodenominam “sem terras”. Também são descritos indícios de que grandes comerciantes e fazendeiros locais fomentam invasões fornecendo cestas básicas e pagando diárias a pessoas de baixa renda que executam os trabalhos de desmatamento e demarcação de lotes.

Governador Confúcio Moura denunciou ao ministro Sarney Filho as invasões ao Parque Pacaás Novos. Foto: Alex Nunes – Secom – Governo de Rondônia

O governador ressaltou que o Parque de Pacaás em Campo Novo deve ser um patrimônio da humanidade. “Tanta beleza que tem lá, espécies raríssimas , inclusive aves que só tem lá. Não é de Rondônia. É do mundo”, afirmou Confúcio.

O ministro demonstrou-se bastante preocupado com o fato, e pediu a presença na reunião do presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, e sua equipe técnica. “Vejo que o governador se preocupa com a preservação e sustentabilidade. Que a gente possa dar um destino adequado a nossas florestas para continuar prestando serviço ambiental, ao mesmo tempo que ajude a diminuir a combater a pobreza”, frisou.

O ministro ainda declarou que vai encaminhar  a equipe técnica do órgão para iniciar ações com o objetivo de solucionar o caso e agendou para dia 9 de fevereiro uma vista ao Estado de Rondônia para tratar especificamente sobre desmatamento.

Além do ministro, também participaram da reunião, a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel; os chefes de gabinete do MMA, Carlos Henrique de Souza Pereira e Diva Carvalho, além do secretário do MMA, Edson Duarte.

ANOTE AÍ:

Foto: www.topnews.com.br

Fonte: A redação desta matéria é de Alex Nunes/Secom – Governo de Rondônia http://maisro.com.br/
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

×