Goiás tem o céu mais limpo do Brasil

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) atesta em documentos que Goiás tem o céu mais limpo do Brasil, na maior parte do ano. Um espetáculo que pode ser visto a olho nu e que cada vez mais chama a atenção das populações locais e de viajantes.

Nos Estados Unidos, por exemplo, muitas cidades vivem do Turismo do Céu, um ramo da atividade turística ainda pouco desenvolvido no Brasil. Brotas, em São Paulo, tem o céu como um de seus atrativos, embora seja muito menos limpo que o de Goiás.

Pequenos investimentos, no entanto, podem atrair turistas de alto poder aquisitivo, que possuem equipamentos apropriados. Basta que tenham alguma infraestrutura, como plataformas de concreto em áreas fora das luzes das áreas urbanas, para assentarem seus telescópios.

Assim, o turista que antes acorria a localidades por algum outro atrativo (sítio histórico, cachoeiras, pedras) passa a ter motivo pra ficar pelo menos mais uma noite na cidade.

No Planalto Central, existem planetários em Brasília, Goiânia e Anápolis, onde se pode conhecer  mais sobre a ecoastronomia de Goiás e do Brasil.

BRASÍLIA –  Observatório Astronômico UnB – FAL Universidade de Brasília:  Visitação Pública –  Observação – Estudo

O Observatório Astronômico da Universidade de Brasília está localizado dentro da Fazenda Água Limpa e é um laboratório vinculado ao Instituto de Física da UnB. As visitas ao observatório podem ser realizadas com agenda prévia. O agendamento pode ser realizados por grupos, escolas ou individualmente.

As visitas são realizadas a noite e constituem de uma palestra e atividades de prática observacional, uso de telescópios e identificação de constelações.
Fazenda Água Limpa próxima a Vargem bonita, nas proximidades do Aeroporto internacional Juscelino Kubitschek e a região administrativa do Park way.
 
A UnB também realiza cursos de Ecoastronomia na Reserva Particular de Patrimônio Natural Linda Serra dos Topázios, em Cristalina, estado de Goiás.
(61) 3307-2900, ramal 267
observatoriouefs@gmail.com
www.fis.unb.br/observatorio/index.php

GOIÂNIA  –  Planetário da Universidade de Goiás: Visitação Pública –  Estudo

Av. Contorno s/nº – Pque. Mutirama – Centro. CEP: 74055-140 – GOIÂNIA – GO
(62) 9- 821-1600 e (62) 9 – 821-1601
planetario.ufg.br
 
ANÁPOLIS – Planetário Digital: Estudo – Visitação Pública 
Praça Cecé de Alencar – Avenida Jamel Cecílio – Bairro JK Nova Capital
 (62) 3902 2728

Obs.: publicado originalmente em 16 de set de 2015

continua depois da propaganda

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

ASSINE AQUI

 
 
continua depois da propaganda