fbpx

Volveré y seré millones

Atribui-se ao Che a frase “Volveré y seré millones” (Voltarei e serei milhões), que os anarquistas de Buenos Aires traduziram como “Volveré y seré remeras” (Voltarei e serei camisetas) em suas pichações, para demonstrar que o fetiche da mercadoria gruda em qualquer coisa…

Por ACQ

A frase original foi registrada pelo romancista Howard Fast, judeu e comunista norte-americano, como sendo a última fala do trácio Espártaco, que liderou a revolta de 40 mil escravos contra a República Romana, derrotada pelo cônsul Marco Licínio Crasso no ano 71 a.C.

O romance de Fast (1951) inspirou o célebre filme Espártaco de Stanley Kubrick, com roteiro de Dalton Trumbo, e Kirk Douglas no papel principal. O filme arrebatou quatro Oscars em 1961: melhor ator coadjuvante (Peter Ustinov), melhor direção de arte (Eric Orbom), melhor fotografia (Russel Metty) e melhor figurino (Valles, Bill Thomas, Peruzzi).

Espártaco inspirou também a fundação da Liga Espartaquista na Alemanha em 1915 por iniciativa de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht.

O nome de Espártaco sobrevive na memória dos revolucionários de todo o mundo. Já o nome do cônsul romano só é lembrado quando a gente comete um “erro crasso”, a ele relacionado pela burrice militar que cometeu na batalha de Carras contra o povo parto, na Turquia, no ano 53 a.C.

O idiota confiou demais na superioridade numérica de suas legiões e não pôde resistir aos rápidos, contínuos e imparáveis ataques dos arqueiros inimigos. Crasso perdeu a vida junto com as de 20 mil soldados. Outros 10 mil foram feitos prisioneiros.

Imbecil! Fora, Bolsonaro!

ACQ – Antônio Carlos Queiroz é jornalista


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI