Pesquisar
Close this search box.

Xapuri: STR elege nova direção para retomar história de lutas desde os tempos Chico Mendes

Xapuri: Por 151 x 73 votos, em cenário de permanente revolução, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais retoma história de lutas com nova direção

Aconteceu hoje (18/05) em Xapuri, município acreano distante 178 km da capital Rio Branco, no Acre, a eleição para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entidade fundamental na história do movimento social brasileiro, uma vez que o STR foi o local onde começou  a luta dos seringueiros que projetou Chico Mendes para o mundo.

O STR-Xapuri foi a trincheira de resistência nos anos de chumbo do desmatamento e da bovinização da região nas décadas críticas de 1970 e 1980, que culminou com o assassinato de Chico Mendes em 22 de dezembro de 1988. Após o assassinato de Chico Mendes,  seus companheiros  e continuaram na luta, mas depois de algum tempo, sem a forte liderança de Chico, o Sindicato caiu nas mãos de seus opositores, tendo atualmente no seu quadro de filiados o filho do mandante do assassinato.

Após 11 anos, os antigos companheiros de Chico Mendes resolveram dar um basta na vergonhosa situação em que se encontra o STR-Xapuri. Usando da mesma estratégia  que Chico usava, o grupo formado por Assiz, Raimundão, Júlio Barbosa, Leide Aquino entre outros, começou a conversar e a reagrupar velhos militantes, novos extrativistas, antigos e novos companheiros e companheiras da luta pela preservação da floresta e, agora, pela consolidação das cadeias produtivas e da comercialização dos produtos da florestais.

O resultado de toda dessa articulação foi a chapa “Nossa luta, nossa história” formada por 32 pessoas de várias comunidades, tendo o seringueiro Francisco de Assiz Monteiro de Oliveira,  o Assiz como candidato a presidente, bem como a movimentação de vários companheiros no apoio (Gomercindo Rodrigues, o Guma, Júlia Feitoza, Cacá e outros que, da mesma maneira quando ocorreram os empates, estavam no “anonimato” dando  suporte aos que estão na frente de batalha.

“Estamos muito felizes com essa vitória, porque agora teremos a oportunidade de colocar, de novo, o Sindicato a  serviço dos trabalhadores, de seguir na luta pela regularização fundiária, e também na luta por melhores condições de produção mantendo a floresta preservada para as gerações que vêm depois de nós,” disse o Assiz por telefone à Xapuri no final da apuração dos votos.

O abrir das urnas no final do dia de hoje,  com um resultado de 151 x 73,  mostrou claramente  por quem as seringueiras sangram!  Seu  leite continue jorrando em memória de Chico Mendes e de todas as lideranças que doaram suas vidas pela floresta e pelos povos que nela vivem!

ANOTE AÍ:

Esta matéria foi editada com base em texto enviado desde Xapuri pelo poeta e escritor acreano Marcos Jorge Dias, de quem também são as fotos, e a quem agradecemos.

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes