Dia Internacional da Mulher Indígena

O dia 5 de setembro é lembrado em todo o mundo como o Dia Internacional da Mulher Indígena. A data teve origem em um encontro de organizações e movimentos da América em que uma mulher indígena foi homenageada por sua luta contra a opressão a que as mulheres indígenas foram submetidas pelos conquistadores.

Esta mulher era a guerreira aymara Bartolina Sisa, que morreu em 5 de setembro de 1782, quando esteve à frente das tropas contra a opressão dos conquistadores europeus. Ela era uma tecelã. Junto com o marido Tupac Katari, liderou a resistência dos povos andinos contra o domínio espanhol em Cuzco, no Peru.

Além da homenagem a Bartolina Sisa, esse dia lembra milhares de mulheres que, como ela, morreram na luta contra a discriminação e os abusos cometidos a povos indígenas ao longo da história. Infelizmente, essa amarga história continua no século XXI, com fatos de injustiça social, machismo e feminicídio que afeta as mulheres indígenas de todas as etnias e nacionalidades.
Você é está sendo convidada e convidado para esse encontro entre parente e companheiras indígenas de vários contextos e diferentes atuações sociais. Não se exclua e compartilhe!

Fonte: WhatsApp

 

Slide 1

HORA DE VESTIR A CAMISA DO LULA

CONTRIBUA COM A REVISTA XAPURI
PIX: contato@xapuri.info

<

p style=”text-align: justify;”> 

continua depois da propaganda