Diário de Viagem (com Jaime Sautchuk)

A primeira coisa que li de Jaime Sautchuk foi sua reportagem sobre a Guerrilha do Araguaia. Me impactou, tanto pelo tema, quanto pela escrita. Daí em diante, foram muitos anos de amizade, principalmente durante a Constituinte.  Ele era muito amigo do meu ex-marido, Calucho, pai do meu filho, e vivia lá em casa.

Lídice da Mata

Depois, li seu livro sobre a Albânia. Um livro simples, fácil de ler, quase um Diário de Viagem. Também pude conviver com ele quando veio morar na Bahia, casado com sua segunda esposa, a Adnair, uma querida amiga e militante do PCdoB.

Nos encontramos diversas vezes aqui em Salvador, nas festas de largo, em algumas movimentações políticas, sempre inventando e criando uma coisa nova. Nessa época, ele já estava pensando, elaborando e realizando o Projeto que veio a implantar em Goiás – de uma reserva ecológica. Quando ele fundou sua produtora de TV e vídeo, a Câmera 4, fiz vários vídeos com ele.

Em 2006, quando voltei para o Congresso, como deputada federal, fui presidente da Comissão de Turismo e Esporte e contratei Jaime para trabalhar comigo, na área do esporte, e pude conhecer esse seu outro lado maravilhoso, que era sua profunda paixão pelo futebol. Ele escreveu um livro, também maravilhoso, sobre a História do Futebol.

Uma das grandes características de Jaime, como jornalista, era conseguir escrever sobre questões complexas de maneira muito simples. Da Guerrilha do Araguaia à História do Futebol, era igual. Fácil de ler, fácil de entender. Isso fazia dele um grande jornalista, talentoso, criativo, comprometido com as causas populares e respeitado por todos.

Foi um grande amigo. Jaime sempre foi um ponto de ligação entre nós. Entre toda uma turma que militou junto, que trabalhou junto, que lutou junto e que teve os mesmos sonhos de liberdade e de democracia que Jaime Sautchuk

Capa: Foto Claudinha – Cláudia Costa Saenger. 


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia.GRATIDÃO!

continua depois da propaganda
loja Xapuri camisetas

 

E-Book Por Um Mundo Sem Veneno

COMPRE AQUI

 

continua depois da propaganda