fbpx

Ele, Mansinho…

Escrevo estas linhas mergulhada em lágrimas de uma saudade profunda desse camarada maravilhoso que conheci nos anos 80, e com quem fiz muitas parcerias desde que ele era oficial de comunicação do Unicef e eu professora de Comunicação da UnB.

Por Tânia Montoro

A parceria cinematográfica foi, contudo, a mais sensacional. Começamos com uma mostra itinerante chamada Vídeo Terra, sobre experiências sustentáveis de trabalho no mundo rural. Ali se delineou o embrião do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), de cuja fundação ele participou na cidade de Goiás.

No começo de 1998, quando tudo parecia um sonho, organizamos um festival internacional em menos de três meses. O próprio Jaime registrou a experiência numa revista da Universidade Federal de Goiás, em junho de 2006: “Um grande evento para o tombamento da cidade de Goiás, para o Estado de Goiás, para o Brasil e para o mundo todo. Foi uma das etapas mais bonitas da minha vida. Uma aventura maravilhosa”.

Essa aventura culminou com a visita de Jaime a Barcelona e Seia, na Serra da Estrela, em Portugal, para fechar o convênio do CineEco (Portugal) com o FICA.

Em 2000 fomos convidados do governo de Cabo Verde para os II Encontros Internacionais de Cinema de Cabo Verde, que homenagearam a atriz brasileira Zezé Motta.

Dois anos depois, eu, o Jaime e o professor Armando Bulcão embarcamos em outra aventura cinematográfica, agora no Cine Dois Candangos da UnB, com a I Mostra de Cinema Negro, que homenageou o ator e diretor Zózimo Bulbul.

Perder um amigo de toda uma vida é como ficar órfã de momentos e histórias que sonhamos e construímos juntos. Que a luz do cinema conduza meu amigo-irmão para outras aventuras que em breve, ele, mansinho, me confidenciará.

 Tânia Montoro

Anúncios

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia.GRATIDÃO!

loja Xapuri camisetas

 

E-Book Por Um Mundo Sem Veneno

COMPRE AQUI

 

 

Anúncios

Comentários