Joãozinho da Vila Planalto: “Eu sou João Roberto”

Eu sou João Roberto

Normalmente os pais

colocam os próprios nomes

nos primeiros filhos.

Com meu pai foi

diferente:

Ele esperou

o último filho, o caçula,

a rapa do tacho

para prestar esta auto-homenagem.

continua depois da propaganda

Com meu pai aprendi

a ter coragem de enfrentar

as palavras.

– Kombida!

Pai, essa palavra

continua depois da propaganda

não existe.

-Claro que existe,

eu acabei de falar.

Foi com essa simplicidade

que cheguei à licença poética,

continua depois da propaganda

conheci Manoel de Barros e

aprendi a escrever versos

tortos que cambaleiam sobre

linhas retas.

Meu nome é João Roberto,

continua depois da propaganda

mesmo nome do meu pai,

hoje também sou pai.

Joãozinho Da Vila Planalto em Meu Masculino e Feminino, 2014.

Joãozinho da Vila Planalto, nascido João Roberto Costa Júnior na cidade mineira de Unaí, poeta, agitador cultural, criador de marchinhas, ritmista da Acadêmicos da Asa Norte, um dos fundadores Bloco de Rua da Vila, na Vila Planalto, e também do Pacotão, tradicional bloco de rua do carnaval candango, encantou-se em 3 de julho de 2017, vítima de um acidente de moto, aos 57 anos. Bem ao modo de Joãozinho, seu funeral transformou-se em um belo sarau no Museu da República, em Brasília.

SAUDADES (Notas extraídas da página do Joãozinho no Facebook): 

Andréa Souza Surpreendida com essa notícia tristíssima no meio da manhã. Há 15 dias me falou que estava reabrindo a lojinha e que tinha novos projetos. Ele sempre tinha novos projetos e disposição para realizá-los, uma mente criativa e um corpo incansável que o levava onde houvesse vida, alegria, arte, amigos etc. Deixo minhas condolências aos familiares, amigos e agregados. Que todos possam encontrar consolo no próprio estilo de vida e no espírito alegre e arrojado do Joãozinho. 

continua depois da propaganda
Fabiana Barbosa Adeus, que palavra triste. Leve contigo o que nos ensinou, alegria mesmo nos momentos tristes, ânimo, coragem, carisma, amor e amizade. 
 
Celio Zidorio Celin DU Batuk  SAUDADES SEMPRE!!
 
Julio Abreu Joazinho, vou sentir muitas saudades meu amigo. Pode até ter Samba no céu, mas só sei que tudo aqui vai ficar mais triste sem você meu GRANDE amigo!
 
Flora Benitez Como disse o meu amigo e poeta José Menezes de Morais, realmente, “ficamos mais pobres culturalmente”😥😥 Meus sentimentos para a família do nosso querido artistapoeta.
 
Daniel Pedro A poesia estupefata, calada! 
 
Reinaldo Amaral Amaral A gente se arruma na vida e sem rumo tomamos o rumo infinito, o rumo certo todos nós sabemos. Viva sempre amigo!!!!
 
Waderson Alves A família do companheiro Joãozinho minhas condolências, que Deus conforte a todos.
 
Maria Sabina Cabocla Pena Branca E ele estava se sentindo feliz… desejo que vá em paz, no caminho da luz r
 
Adima Medeiros Meus sentimentos.😢😢
 
Alex Peirano Chacon Filosofia aparte, tem pessoas que importam e nos deixam na hora errada, Joãonzinho foi uma delas. Sem dúvida o mais singular dos artistas performáticos da atual Brasília. O seu afazer ia caminho a uma culminância criativa, de ousadia e consistência que impunha ser notado e considerado. Não sei qual seria a direção futura do seu trabalho, sei sim que era para valer e que iria nos surpreender.
 
Andrea Da Costa Abreu Segue em paz os caminhos da sua alma imortal 
 
Ivan Sergio Santos Vai com Deus e um forte abraço, Joãozinho.
 
Vera Guadalupe Rocha Sinto muito! Joãzinho espalhava alegria com sua poesia 💪💪
Osni Calixto Vai companheiro.. .vai meu irmão. ..no paraiso canta a canção. …
 
Shirley Barbosa Meus sentimentos a toda a família.
 
Roberto Linhares Meu querido amigo, tenho nesse momento uma dor imensurável… Que Deus conforte o coração de toda família…🙏🙏🙏
 
Beta Adellaide Triste, não o conhecia pessoalmente, mas suas fotos e vídeos, mostravam sua alegria de viver. Meus sentimentos aos parentes e amigos .Que Deus ilumine seu novo caminho.
 
Ellen Fortes Segue em paz queridão!!!!!!!
 
Gil da Silva os bons morrem cedo
Gérson Deveras

O AMIGO DESCONHECIDO
O Facebook é um lugar muito interessante, digo isso porque muitas vezes nos sentimos tão próximos de…
 
Adriene Didi Hasta la vista, amigo!
 
Andréa Glória Nossa, fiquei tão triste com essa notícia! De fato, os bons morrem cedo. Pessoa tão querida e feliz que era o Joãozinho. Meus sentimentos a todos os familiares. Siga em paz, queridão!  
 
Edson Sertao Eterno agradecimento ao amigo Joãozinho da Vila, pela amizade e carinho dispensados ao Bloco Encosta que Cresce!
Aos familiares, os nossos sentimentos de pesar, que Deus conforte os vossos corações.
Que Deus receba o Joãozinho em sua morada e que ele descanse em paz
 
Hilmara de Queiroz OHHH João, meu querido amigo alegre e sempre apressado. Você fará falta com sua alegria contagiante e sempre muito educado e pronto para ajudar.
 
Dazi Antunes Corrêa Homenagem pro João:
http://mapati.com.br/…/joaozinho-da-vila-vai-joaozinho…/

O tribunal sentenciou, marcharemos um dia lá pra cima.…

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

ASSINE AQUI

continua depois da propaganda