fbpx
Lázaro Fagundes de Deus, um lindo ser encantado
As pessoas não morrem. Ficam encantadas.” – Guimarães Rosa
 
Por Zezé Weiss
 
Semana passada o amigo Lázaro Fagundes de Deus embarcou nas asas da quimera. Tomou a esteira dos inalcansáveis mistérios do infinito. Foi morar no reino dos encantados.  Tornou-se, ele mesmo, um lindo ser encantado. 
 
Era nascido em julho, no 16. Partiu no mesmo julho, ao fim do mês. Escolheu o clima suave do dia 30 pra galopar sereno rumo aos jardins do céu.  Viveu bonito, passou dos 80, o meu amigo. Viveu leve, ganhando a vida honestamente, como dentista. 
 
Éramos militantes, eu e ele, nos anos 70, nos tempos bicudos da ditadura. Eu, radical, rasgando o verbo em tom agudo. Ele, doce e terno, falando baixo, mudando o mundo na gentileza. Um ser humano feliz, agradecido pela mulher bela e bondosa, e pelos  filhos inteligentes e lindos que Deus lhe deu.
 
Antonio Victor, eu seu poema-homenagem, bem define o meu amigo: “um encantador de sorrisos”.  Para este lindo ser humano, agora encantado, não podia haver melhor tradução. Será essa, com certeza, a lembrança de sua família e de todo mundo que o conheceu. 
 
Formosa se despede, já com saudade, de um filho amado.  Vai fazer falta, o nosso Lázaro. Mas, para quem passou por este mundo fazendo o bem,  esparramando bondades sem olhar a quem, é mais do que merecido o bom descanso, a paz dos justos, nas bandas de lá desse mundão de Deus.
 
Lázaro, um amigo de Jesus
 
Nossa pequena Formosa
amanheceu pequenina,
por situação forçosa
a que às vezes de destina.
Perde um filho tão amado
(Às vezes isso é preciso!)
Um trabalhador honrado,
encantador de sorrisos.
Um homem gentil, um fráter,
dono de um grande caráter,
a quem dedico o meu verso.
Toma, amigo, o teu compasso,
vai te aconchegar nos braços
do Arquiteto do Universo!
 
Antonio Victor
 
Zezé Weiss – Jornalista. Fotos cedidas por Hebe Fagundes, filha de Lázaro.

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, em qualquer dia. GRATIDÃO!


Camisetas

Banners II - camisetas

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

Banners II - camisetas

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow


 

E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

Caminhando na Floresta

continua depois da propaganda