Modéstia: a palavra certa para definir Jaime Sautchuk 

Nenhuma palavra resume o caráter de uma pessoa. Mas é possível escolher aquela que mais simboliza sua maneira de ser e agir no mundo. Para Jaime Sautchuk esta palavra é modéstia. A capacidade de fazer sem precisar aparecer como autor.

Por Cristovam Buarque

Ele tinha a simplicidade que lhe permitia lutar e desempenhar papéis decisivos, sem precisar mostrar que estava na trincheira.

Com esta maneira discreta, conseguiu ser um jornalista competente e respeitado, um militante ativo e um pioneiro na consolidação da ideia e na realização do movimento pelo desenvolvimento sustentável, além de exercer na prática a atividade de ecologista.

Em sua geração, Jaime esteve adiante da maioria no respeito à natureza e na crítica à civilização industrial. Para ele, a barbárie estava na exploração do homem pelo homem, mas também na depredação da natureza pelo conjunto dos seres humanos.

Nesta concepção e luta ele fez amigos e aliados aos quais cabe agora a responsabilidade de carregar a bandeira que ele portou por quarenta anos.  Com toda sua modéstia, Jaime vive em nós e naqueles que vierem depois.

Slide 1

VISTA NOSSA CAMISA
FORTALEÇA NOSSO PROJETO

DOAÇÃO - PIX: contato@xapuri.info

UM SER HUMANO APAIXONADO

continua depois da propaganda

 Rênio Quintas

Jaime Sautchuk era um ser humano apaixonado, um homem de convicções! Amava a humanidade, o humanismo, a natureza e o Cerrado. Reverenciava nossos irmãos indígenas, acreditava nas pessoas!

Construiu uma história de vida de integridade e coerência política! Leal com amigos, era grande e permanente parceiro. Tive o privilégio de assinar algumas trilhas de vídeos idealizados por ele. Jaime fará muita falta nesse momento de homens áridos, rasos e, em última análise, vazios!

Segue em paz, querido amigo, em sua nova jornada cósmica, navegando nas estrelas que você adorava olhar nas noites suas do seu Brasil profundo!


LÁ SE VAI UM GIGANTE

continua depois da propaganda

Thâmar de Castro Dias

Lá se vai um gigante. Um grande jornalista nacional e internacional, compromissado com a verdade dos fatos. Defensor intransigente do meio ambiente. Lutador da causa da liberdade, da Democracia, da soberania dos povos e da igualdade das pessoas. Numa hora de obscurantismo e ameaça autoritária, sofremos uma perda significativa nas hostes progressistas e democráticas. Eu perco um grande e carinhoso amigo. Presente na minha vida há 40 anos. Sempre muito presente. Vai ser difícil conviver com mais essa ausência.

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 

continua depois da propaganda