Pesquisar
Close this search box.

Universidade de Princeton homenageia Jaider Esbell

Universidade de Princeton (EUA) publica depoimento inédito do artista Jaider Esbell

“Ser um artista indígena a partir da minha própria perspectiva é reivindicar por meio dessas quatro letras A R T E tudo o que ela nos conecta em termos de possibilidades e transpor exatamente mundos. É uma condição muito especial.” (Jaider Esbell)

O Brazil LAB, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, publicou depoimento do artista indígena, que morreu nesta terça, 02/11. 

Por Mariana Kotscho/ Papo de Mãe

Morreu nesta terça-feira em São Paulo o artista indígena Jaider Esbell, aos 41 anos. Ele era colaborador do Brazil LAB, da Universidade de Princeton (EUA), que tinha gravado um depoimento com ele – ainda inédito.

A Entrevista, em vídeo (assista abaixo), foi publicada nas redes do Brazil LAB na noite de ontem e o departamento do Brasil na Universidade divulgou a seguinte nota em homenagem ao artista:
“O Brazil LAB da Universidade de Princeton e sua equipe lamentam profundamente a morte de nosso querido amigo e visionário artista e produtor cultural JAIDER ESBELL. 
Nascido em 1979 em Normandia, estado de Roraima (hoje Terra Indígena Raposa Serra do Sol), Jaider Esbell, da etnia Makuxi, é figura central na consolidação da arte indígena brasileira e mundial.
A sua arte conecta mundos e procura trazer as pessoas para um ambiente onde “a transformação está continuamente acontecendo e não exatamente se encaixando”, como ele mesmo disse em uma entrevista para Carlos Fausto em uma de suas visitas à Princeton. 
Grande parceiro do Brazil LAB, Jaider esteve conosco em diversas ocasiões, sempre disposto a trocar ideias e experiências, de forma criativa e renovadora. Em novembro de 2019, Jaider foi um dos principais palestrantes do workshop Poéticas Amazônicas, que reuniu pesquisadores e artistas do Brasil e de Princeton. Em 2020, participou do programa “De olho no mundo”.
Contribuiu, ainda, para a biblioteca sonora Clarice 100 Ears, lendo um excerto do romance Água viva. Arguto e crítico, iluminava nossos caminhos por meio de sua arte encantatória e de sua incansável mobilização pela Amazônia. 
O Brazil LAB se une à sua família e comunidade, aos seus amigos e admiradores, neste momento de indescritível tristeza e imenso pesar.”

Assista ao vídeo com o depoimento recente e inédito de Jaider Esbell para o Brazil LAB da Universidade de Princeton

As obras do artista estão atualmente em exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo, como parte da Bienal.

Ser um artista indígena a partir da minha própria perspectiva é reivindicar por meio dessas quatro letras A R T E tudo o que ela nos conecta em termos de possibilidades e transpor exatamente mundos. É uma condição muito especial.” (Jaider Esbell)

Mariana Kotscho é jornalista
Capa: Foto de Alberto César


Block

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto em nossa loja solidária (lojaxapuri.info) ou fazendo uma doação de qualquer valor via pix ( contato@xapuri.info). Gratidão!


 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes