A função da imprensa é ser o cão-de-guarda, o denunciador incansável dos opressores,

o olho onipresente e a boca onipresente do espírito do povo que guarda com ciúme sua liberdade.

[…] O dever da imprensa é tomar a palavra em favor dos oprimidos a sua volta. […]

O primeiro dever da imprensa é minar todas as bases do sistema político existente.

Karl Marx

 

Desde 1993, a Unesco estabeleceu o dia 3 de maio como o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Neste momento político  de retrocessos, trazemos à luz o pensamento de Marx sobre a liberdade de imprensa. Em um de seus textos de juventude, na Gazeta Renana, ele escreveu:

“A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas. É a franca confissão do povo a si mesmo, e sabemos que o poder da confissão é o de redimir. A imprensa livre é o espelho intelectual no qual o povo se vê, e a visão de si mesmo é a primeira condição da sabedoria”.

Continua Marx, na Gazeta Renana, como se escrevesse para o Brasil de agora:

“Na medida em que a imprensa elogia diariamente as criações da vontade do governo, na medida em que o próprio Deus manifestou-se na seguinte forma sobre a sua criação, no sexto dia: ‘Verdadeiramente, foi muito bom’, na medida em que um dia necessariamente contradiz o outro, a imprensa mente constantemente e deve rejeitar a consciência de que mente, escondendo assim a sua própria vergonha”. .

“A censura pune a liberdade como se fosse um abuso”. 

 Fonte: *As citações dos artigos de Marx vêm do livro “A liberdade de imprensa”, L & PM Editores, 1980

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.