Pesquisar
Close this search box.

Instituições Católicas desinvestem em combustíveis fósseis

Instituições Católicas desinvestem em combustíveis fósseis


Caritas Internationalis, bancos católicos avaliados em 7.5 bilhões de euros, dioceses e outras entidades retiram seus investimentos em formas de energia que provocam mudanças climáticas

Caritas Internationalis, três dos principais Bancos católicos com capital de aproximadamente 7.5 bilhões de euros, diversas dioceses e uma coalizão internacional de instituições Católicas anunciaram hoje o desinvestimento em combustíveis fósseis.

Devido ao vínculo direto dessas instituições com a hierarquia do Vaticano e o tamanho considerável de seus investimentos institucionais, esse anúncio revela uma nova força no movimento em favor do desinvestimento dentro da Igreja Católica.

Caritas Internationalis, organização de ajuda humanitária, é uma instituição oficial da Igreja Católica. Seu presidente, Cardeal Luis Tagle disse: “Os pobres estão sofrendo muito com a crise climática e os combustíveis fósseis estão entre os principais propulsores dessa injustiça. É por isso que a Caritas Internationalis decidiu não investir mais em combustíveis fósseis. Encorajamos nossas organizações membros e outros grupos ou organizações ligadas à Igreja a fazer o mesmo.”

A decisão da Caritas Internationalis pelo desinvestimento veio acompanhada dos principais bancos Católicos, que também estão desinvestindo nos combustíveis fósseis, a fim de oferecer opções responsáveis aos investidores institucionais Católicos e combater as mudanças climáticas. O Pax Bank, Bank Im Bistum Essen eG e Steyler Ethik Bank estão entre as instituições que anunciaram o desinvestimento hoje. No total, essas instituições financeiras controlam um patrimônio de aproximadamente 7.5 bilhões de euros.

A crescente força do movimento contra os combustíveis fósseis tem sido cada vez mais influenciada pelos maiores oficiais da Igreja, incluindo os bispos. A arquidiocese de Luxemburgo, a arquidiocese de Salerno-Campagna-Acerno (Itália) e a diocese da Communauté Mission de France anunciaram hoje o desinvestimento em combustíveis fósseis.

Jean-Claude Hollerich, Arcebispo de Luxemburgo, disse: “Junto com nossos irmãos e irmãs na Igreja, nós, os bispos, estamos cada vez mais comprometidos em tomar decisões financeiras que estejam alinhadas com nossos valores morais. O desinvestimento é um importante caminho para a Igreja mostrar liderança no contexto de um clima em mudança. Louvado sejas para todos aqueles que servem ‘os menores’, protegendo o meio ambiente.” O arcebispo Hollerich também está a serviço como presidente da COMECE, a comunidade de bispos que monitora as políticas na União Européia, e presidente da Justiça e Paz da Europa, uma rede de 31 comissões de justiça e paz das conferências episcopais.

Em conjunto, a ação da Caritas Internationalis, bancos e bispos, representa um compromisso significativo de dentro da Igreja para manter os combustíveis fósseis no solo. Após longas décadas de ensino da Igreja sobre as mudanças climáticas, essas e outras instituições estão colocando em prática os ensinamentos que tanto pregam.

A coalizão completa que anuncia seu desinvestimento hoje, no Dia da Terra, é composta por ordens religiosas, organizações leigas e movimentos em favor da justiça social de quatro continentes. Esse grupo de 35 membros se soma às 60 organizações Católicas que já haviam optado pelo desinvestimento anteriormente. A lista completa das instituições que estão anunciando este desinvestimento encontra-se aqui, incluindo informações sobre o tipo de desinvestimento, declarações e contatos de imprensa de organizações selecionadas.

A iniciativa coincide com o apelo do Papa Francisco para o estabelecimento de práticas financeiras moralmente sólidas. O Papa dedicou o mês de abril a orações pela economia, pedindo que rezemos “para que os responsáveis pelo planejamento e pela gestão da economia tenham a coragem de rejeitar uma economia de exclusão e saibam abrir novos caminhos” com a publicação de um vídeo, disponível aqui.

Em reação a esta notícia, John O’Shaughnessy, fundador do Catholic Impact Investing Collaborative, um grupo de instituições Católicas que gerencia coletivamente mais de 50 bilhões de dólares em ativos, disse: “O desinvestimento nos combustíveis fósseis envia um sinal importante. As instituições financeiras estão muito cientes de que esses investimentos não são sustentáveis e que, na verdade, causam dano a longo prazo a seus investidores e à ampla comunidade. Cada vez mais, gestores financeiros com sabedoria estão abandonando as formas de energia suja rumo a um futuro limpo e sustentável”.

Este compromisso conjunto da Igreja Católica para desinvestir nos combustíveis fósseis foi coordenado pelo Movimento Católico Global pelo Clima, que também está anunciando seu desinvestimento hoje. Tomás Insua, seu diretor executivo, disse: “Quando se trata de proteger a nossa casa comum, não temos tempo a perder. O desinvestimento nos combustíveis fósseis é muito importante para diminuir a taxa de emissões a curto prazo. Estamos gratos em participar do movimento crescente das instituições Católicas, abandonando a energia suja para cuidarmos melhor da criação. A liderança da Igreja nessa questão nunca foi tão importante”.

O Movimento Católico Global pelo Clima é uma organização internacional composta por mais de 650 organizações e milhares de Católicos que responderam ao chamado do Papa Francisco para proteger a nossa casa comum.

RECURSOS ADICIONAIS

  • Materiais para redes sociais aqui.
  • Um vídeo para redes sociais, produzido por “Years of Living Dangerously“, estará disponível no dia 23 de abril em inglês, espanhol, português e francês. Por favor, entre em contato com reba@catholicclimatemovement.global para receber o link.
  • A lista completa das instituições que estão anunciando este desinvestimento encontra-se aqui, incluindo informações sobre o tipo de desinvestimento, declarações e contatos de imprensa de organizações selecionadas.

 

ANOTE AÍ:

Matéria enviada por Rita Silva da Aviv Comunicação: www.aviv.com.br 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes