Por Clarice Lispector

Quando você era criança nunca leu a história de uma princesa linda, linda, mas – por maldição de fada ruim – que não abria a boca sem que desta lhe saíssem sapos, lagartos e ratinhos?

Pois o modo moderno de saírem “cobras e lagartos” da boca linda de uma jovem é o de dizer muita bobagem com os lábios perfeitamente maquiados. Só que isso não acontece por maldição de fada ruim, e sim por ignorância, por falta de instrução. Uma dessas “princesas” modernas, ouvindo uma conversa sobre Hemingway, perguntou: “Qual o último filme em que ele trabalhou?”

Ler é um hábito que todo mundo devia ter. Não se quer dizer com isso que todos leiam “coisas difíceis”. Mesmo uma revista bem informada – e bem lida – pode ser uma fonte de culturazinha que pelo menos evita “cobras e lagartos”.

Clarice Lispector (in memoriam) – em “Só para Mulheres”. Organização Aparecida Maria Nunes. Editora Rocco, 2006.

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826

https://youtu.be/o8NP2U9Zc5U

Leave a Reply

Your email address will not be published.