“Nossa luta prosseguirá, porque nossa luta é pela democracia, pela igualdade, pelos direitos dos desprotegidos, pela humanidade e pela paz.

Lula em Paris fala do desemprego, da pobreza, da revogação de direitos históricos dos trabalhadores e da destruição da democracia.”

O ex-presidente recebeu nesta segunda-feira (2) o título de cidadão honorário de Paris. “O sofrimento do povo brasileiro é resultado de ataques à democracia no país”, disse Lula

247 – O ex-presidente Lula recebeu nesta segunda-feira (2) o título de cidadão honorário de Paris pela prefeita Anne Hidalgo. Ele discursou sobre a emoção de receber a homenagem e falou da conjuntura política no Brasil.

Leia a íntegra do discurso:

“Senhora Anne Hidalgo,

Senhoras e senhores representantes do Conselho de Paris,

Minhas amigas e meus amigos,

Agradeço de coração o título que a cidade de Paris me concede, por meio de seus representantes. Agradeço especialmente à prefeita Anne Hidalgo, pela generosa indicação, e ao Conselho de Paris que a aprovou.

Este título teria de se estender, na realidade, às mulheres e homens que defendem a democracia e os direitos da pessoa humana, às brasileiras e brasileiros que lutam por um mundo melhor.

Receber este privilégio me emociona, primeiramente, porque a cidade de Paris é universalmente reconhecida como símbolo perpétuo dos Direitos do Homem e da mais elevada tradição de solidariedade aos perseguidos.

E me emociona de maneira especial porque foi concedido num dos momentos mais difíceis da nossa luta, quando me encontrava preso de forma ilegal, uma prisão política num processo que ainda não se encerrou.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: