A Spirulina, considerada um dos alimentos que contém mais nutrientes no mundo, é uma alga verde-azul do grupo Cyanophyta com cerca de 65% do seu peso composto por proteína. Muito consumida por pessoas vegetarianas e veganas, a alga é considerada um excelente complemento para a saúde humana. A seguir estão os sete principais benefícios considerados fundamentais para a qualidade da vida dos seres vivos, em especial da civilização humana.

1. Rica em proteína 

Considerada o alimento de origem não-animal com a maior concentração de proteína no planeta. Também, a Spirulina contém todos os aminoácidos necessários para os seres humanos.

2. Rica em vitaminas e minerais

Excelente fonte de iodo, fósforo, magnésio e cálcio. É também  uma boa fonte de tiamina, niacina, cobre e ferro.

3. Detoxificadora de metais pesados

Com a poluição, cada vez mais estamos expostos aos metais pesados como o chumbo, o mercúrio, o arsênico, metais que podem estar presentes no que comemos ou até mesmo na água que bebemos. O consumo regular de Spirulina ajuda a limpar o organismo e a combater o acúmulo de metais no corpo humano.

4. Regula a pressão arterial

Um estudo publicado na U.S. National Library of Medicine, homens e mulheres que consumiram 4,5 gramas de espirulina todos os dias, sem nenhuma outra mudança na dieta, em apenas seis semanas  observaram redução da pressão arterial.

4. Previne e combate o câncer

Em um estudo publicado pelo  jornal Nutrition and Cancer, foi observada em um grupo a redução de lesões pré-cancerígenas após o consumo de Spirulina. Em outra pesquisa, foi demonstrado que a Spirulina previne a formação de tumores cancerígenos.

Spirulina

5. Estimula o sistema imunológico 

Também, segundo estudos, a Spirulina  melhora a capacidade do sistema imunológico de combater infeções. Um nutriente encontrado na alga é o phycocianina, um antioxidante que aumenta o número de células brancas no corpo.

6. Melhora a memória e o desempenho acadêmico

O consumo regular de Spirulina desenvolve a habilidade cognitiva e a saúde mental. Em uma pesquisa publicada no Pubmed, 549 crianças de idade escolar que tomaram dois gramas diários de  Spirulina por apenas dois meses  demonstraram uma melhora de desempenho da ordem de 10%.  Há estudos que confirmam que a alga, por ser antioxidante,  também previne a perda de memória.

7. Melhora o desempenho muscular e combate anemia

Em um estudo com pessoas idosas e anêmicas, foi observado que a suplementação com Spirulina melhora a qualidade e quantidade de hemoglobina no sangue. Outro estudo mostra que a fadiga causada por exercícios físicos pode ser aliviada com o uso da Spirulina.

Único problema? Suplementos da alga costumam ser extremamente caros, porém produtos de alta qualidade são vendidos a preços menores em lojas virtuais.  Uma delas, a que nós da Xapuri utilizamos, é a loja virtual Naturais Caltabiano.

 

Deixe uma resposta