Pesquisar
Close this search box.

Alerta Ambiental: Pílula anticoncepcional ameaça a vida aquática

Alerta Ambiental: Pílula anticoncepcional ameaça a vida aquática

Um dos métodos contraceptivos mais comuns usados pelas mulheres – a pílula anticoncepcional – ameaça a vida aquática.

Por: Vanessa de Oliveira – pensamentoverde

Todos os dias, os hormônios chegam aos rios e lagos através da urina liberada no esgoto. Cientistas de todo o mundo têm se dedicado ao estudo dos chamados contaminantes emergentes na água, que são resíduos de fármacos e hormônios. O termo “emergentes” se deve ao fato de que as pesquisas na área são relativamente recentes – iniciadas no final dos anos 90 – e ainda não há legislação específica que regule a presença desses compostos nos recursos hídricos.

Por estarem presentes em concentrações muito baixas na água – na faixa dos microgramas ou nanogramas por litro –, esses contaminantes não chegam a afetar diretamente a saúde humana. Um micrograma equivale a um milésimo de miligrama, e um nanograma é um milhão de vezes menor que o miligrama. Mas, apesar disso, essas concentrações podem ter efeitos tóxicos para a vida aquática. Os resíduos vão afetar a base da cadeia alimentar – os microrganismos e os peixes pequenos. De acordo com especialistas, quando se afeta a base, indiretamente se afeta toda a estrutura.

Estudos

Há pesquisas que relacionam a presença de hormônios femininos e outros contaminantes na água com a feminização de peixes e a formação de óvulos em animais machos, indicando que, mesmo pequenas quantidades do estrogênio usado em pílulas anticoncepcionais, podem levar ao colapso de algumas espécies.

A partir do momento que eles passam a produzir hormônios femininos, esses animais deixam de produzir os hormônios que vão garantir o processo de maturação do espermatozoide e, com isso, a reprodução pode vir a falhar.

De acordo com um relatório da Agência Federal Ambiental da Alemanha, além dos hormônios, entre as drogas para os seres humanos que mais causam desequilíbrios ambientais estão também os antibióticos, analgésicos, antidepressivos e drogas para combater o câncer.

Entre os medicamentos veterinários, o relatório destaca os hormônios, antibióticos e parasiticidas.

Saneamento

O tratamento do esgoto urbano é fundamental para resolver essa e outras questões ambientais. É preciso levar essa ação onde ainda há ausência do serviço e melhorar onde o sistema já funciona, atualizando a tecnologia das estações de tratamento para limpar, da melhor maneira possível, o esgoto bruto que é recebido e, assim, reduzir ao máximo a presença dessas substâncias.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/anticoncepcional-coloca-vida-aquatica-em-risco/

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes