Pesquisar
Close this search box.

China e Índia tornam o planeta mais verde comparado há 20 anos atrás

China e Índia tornam o planeta mais verde comparado há 20 anos atrás

Pesquisa da Nasa (a agência espacial americana) traz um respiro ao meio ambiente: o planeta se tornou mais verde na comparação com 20 anos atrás.

O fato é graças aos dois países mais populosos do mundo: China e Índia.

Por Vanessa de Oliveira – pensamentoverde

De acordo com o estudo, a área global de cobertura folhosa aumentou em 5% desde o início dos anos 2000 em todo o mundo, uma área equivalente à da floresta amazônica. Atualmente, há dois milhões de milhas quadradas de folhas verdes adicionais por ano.

As duas nações destacadas na análise respondem por um terço das novas florestas, plantações e outros tipos de vegetação observadas globalmente desde 2000.

Por quase duas décadas, dois satélites da Nasa coletaram dados e imagens da Terra para observar o comportamento das áreas “verdes”. Os resultados mostram que a China representa um quarto desse incremento de cobertura verde, igual ao observado na Rússia, nos Estados Unidos e no Canadá no mesmo período. No país, 42% desse resultado vem da implantação de programas de plantio de árvores, como uma das ações que integram um esforço nacional para reduzir a erosão do solo, poluição do ar e mudanças climáticas. Outros 32% envolvem o cultivo de culturas alimentares.

Já a Índia detém 6,8% do aumento líquido de área verde global, com 82% advindo de plantios agrícolas. As florestas representam 4,4%. Ambos os países aumentaram consideravelmente o plantio de cultivos alimentares para atender à demanda de suas populações crescentes. A produção de grãos, legumes e frutas aumentou entre 35% e 40% desde 2000.

Ressalvas

Os pesquisadores fazem uma ressalva quanto ao resultado do estudo: o aumento da vegetação em todo o mundo não compensa os danos causados ​​pela perda da cobertura natural em regiões tropicais, como o Brasil e a Indonésia. A terra dedicada à agricultura não ajuda a armazenar carbono, como é o caso das florestas.

Floresta amazônica em alerta

No Brasil, a situação da floresta amazônica é alarmante. O desmatamento da Amazônia atingiu seu maior nível em uma década, impulsionado pela exploração ilegal de madeira e pelo avanço da agricultura sobre a floresta.

Imagens de satélite mostraram que entre julho de 2017 e julho de 2018, 7.900 quilômetros quadrados de floresta amazônica foram destruídos. O número é equivalente a mais da metade do território da Jamaica.
Os estados do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas foram os que apresentaram os índices mais elevados de desmatamento.

Cientistas consideram a Amazônia como uma das principais proteções naturais contra o aquecimento global, já que a floresta atua como gigantesca absorvedora de carbono. Além disso, a floresta também é rica em biodiversidade e abriga bilhões de espécies ainda não estudadas.

Block

Assine a revista Xapuri Socioambiental e contribua para nosso projeto de resistência e solidariedade

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes