Pesquisar
Close this search box.

Aumento de gases do efeito estufa afeta oxigenação dos oceanos

Aumento de gases do efeito estufa afeta oxigenação dos oceanos

O meio ambiente pede por socorro cada vez mais, em razão dos impactos que vem sofrendo com o aumento desenfreado das concentrações de gases do efeito estufa na atmosfera.

Por: Redação pensamentoverde

A situação vem afetando sobremaneira a vida marinha e os oceanos, resultando na perda de oxigênio nos ecossistemas azuis, além das mortes dos recifes de corais e a acidificação dos mares, alerta a ONU (Organização das Nações Unidas) Meio Ambiente.

Um exemplo disso é o que vem acontecendo com espécies de peixes, como o atum e o peixe-espada, por exemplo. Ambos são conhecidos como mergulhadores de águas profundas, por caçarem a 200 metros abaixo de profundidade. No entanto, eles estão cada vez mais sendo vistos na superfície. A explicação para isso é que as temperaturas mais quentes dos mares acabaram com o oxigênio da água, o que dificulta a respiração desses animais em águas profundas. Quanto mais calor a atmosfera do planeta armazena, mais quente os oceanos ficam.

Embora as temperaturas crescentes do mar possam variar em diferentes profundidades, elas levaram zonas profundas, já com baixo volume de oxigênio, a perder ainda mais oxigênio, transformando os habitats da vida subaquática.

CAMISETAS XAPURI
camiseta Lula o pai Ta on
vamos juntos pelo Brasil
Rir é um ato de resistir
No meu peito e teu bate um sonho igual
Che Guevara Preta
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://www.lojaxapuri.info/produto/camiseta-rir-e-um-ato-de-resistir/”]VISITAR LOJA[/button]​

Triste constatação

Relatório publicado recentemente pela Organização Meteorológica Mundial revelou que mais de 90% da energia armazenada pelos gases do efeito estufa vai parar nos oceanos. O ano de 2018 registrou novas altas da temperatura dos oceanos a 700 metros e 2 mil metros de profundidade. A elevação bateu o recorde anterior, de 2017.

A situação deve ser preocupante para a sociedade como um todo e não só para quem vive em regiões litorâneas, já que, para cada duas vezes que inspiramos oxigênio, em uma delas nós inspiramos oxigênio produzido pela vida no oceano.

A ONU Meio Ambiente ressalta que a poluição originária de fontes terrestres traz preocupações particulares para os oceanos, devido a formas reativas de nitrogênio, entre elas, o óxido nitroso — um potente gás do efeito estufa. O acúmulo de nitrogênio de emissões atmosféricas e do escoamento de resíduos, junto com o fósforo, pode provocar florações de algas que são prejudiciais à vida marinha e causam falta de oxigênio no oceano — o que, por sua vez, pode matar peixes, caranguejos, ostras e outros animais aquáticos.

O que fazer?

Gases do efeito estufa são a principal fonte de poluição do ar e incluem dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e hexafluoreto de enxofre. A atividade humana, como a queima de combustíveis fósseis, a criação da pecuária e as emissões de veículos, aumentaram o volume dessas substâncias na atmosfera.
Ações executadas no dia-a-dia podem ajudar no controle dessa situação. Quando possível, locomova-se a pé ou de bicicleta. Opte também por carona com familiares ou amigos, ou utilize o transporte coletivo.
No que diz respeito ao consumo, compre apenas o que for necessário, utilize o produto ao máximo e venda, doa e reutilize aqueles que seriam descartados. Ao comprar eletrodomésticos, prefira os que têm eficiência de energia.

Na cozinha, dê preferência ao fogão à gás, que emite 50% menos de gases do efeito estufa que o modelo elétrico. E na hora do banho, use menos água quente. Instale um chuveiro de baixo fluxo de água e deixe de emitir 125 quilos de gases por ano.

Outra dica para implantar no seu cotidiano é reciclar o lixo orgânico: 3% dos gases que provocam o efeito estufa são provenientes do lixo em decomposição, principalmente o gás metano. Você pode usar o lixo orgânico para adubar um jardim, por exemplo. Além de colaborar com a natureza, ajuda a eliminar o mau cheiro.

Por conta da expansão das atividades humanas, os mares estão lutando para acompanhar o ritmo. É por isso que não só a sociedade civil, mas também os governos e as empresas têm que trabalhar juntos para reduzir os poluentes.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você. P.S. Segue nosso WhatsApp61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Leia a Revista Xapuri – Edição Nº 81


[3d-flip-book mode=”fullscreen” id=”95439″][/3d-flip-book]

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://www.lojaxapuri.info/revista/”]QUERO ASSINAR[/button]


 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes