A jiboia arco-íris (Rainbow boa) também conhecida como Salamanta ou Jiboia vermelha,  tem esse nome por refletir as cores do arco-íris quando exposta a uma iluminação mais intensa, particularmente quando exposta ao sol.

Por ser classificada como serpente não peçonhenta, de dentição áglifa, que é a dentição que não apresenta presas inoculadoras de veneno, da família Boidae – a mesma das demais jiboias e da sucuri, esse animal da espécie  Epicatres cenchria, embora um pouco mais agressivo, é muito apreciado e alcança altos valores no mercado como animal doméstico (pet).

Até 2008, o Brasil só conhecia uma espécie da Epicrates cenchria.  Foi nesse ano que os pesquisadores Paulo Passos e Ronaldo Fernandes publicaram um artigo científico onde revisaram toda a espécie e reorganizaram as nove subespécies em cinco espécies.

Segundo essa nova classificação, das cinco espécies, quatro ocorrem no Brasil: Jiboia arco-íris da Amazônia (Epicrates cenchria), jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates assisi), jiboia arco-iris do Cerrado (Epicates crassus) e jiboia arco-íris do norte (Epicrates maurus). 

Podendo alcançar até 2, 2 metros, a Epicrates cenchria é a maior das jiboias arco-íris.  Ela alimenta-se de pequenos animais, incluindo aves, mamíferos e anfíbios. Nos criatórios de cativeiro, por uma questão de praticidade e controle sanitário, em geral é alimentada com pequenos roedores.

As jiboias arco-íris são serpentes vivíparas  que, em geral, tem de 15 a 25 filhotes, mas podem chegar até 35. Seus hábitos de vida incluem uma  existência semi-arborícola, com maior atividade no período noturno. Essas lindas serpentes vivem entre 25 e 30 aos.

Fonte: MUSA/Amazonas – Fotos: Megacurioso

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

 

 

%d blogueiros gostam disto: