Como combater as traças de maneira ecologicamente correta

Que surpresa não grata pegar uma roupa no armário e se deparar com elas: as traças. O combate pode ser feito sem o uso de produtos tóxicos, de maneira natural.

Por: Vanessa de Oliveira – pensamentoverde

Primeiro, vamos conhecer um pouco mais sobre esse inseto. Existem três tipos de traças: as que danificam roupas, as que preferem papéis e livros, e as que invadem embalagens de comida. Essas últimas se alimentam de amido, açúcares e proteínas.

Nas roupas, as traças buscam resíduos da escamação da pele, fios de cabelo e oleosidade do corpo. Elas vão onde há mais transpiração e contato da pele com a peça de roupa. Por isso, o ponto mais comum dos furinhos na roupa é na área da barriga, em torno do umbigo, onde há contato forte com tecido e, por isso, a transpiração também é grande.

Na fase jovem, as traças aparecem como larvas dentro de casulos achatados que ficam grudados em armários e paredes. Quando adultas, viram insetos que medem cerca de 1,3 cm.

Métodos naturais de combate

Um meio eficiente de se livrar das traças é através do extrato de neem. Esse inseticida não faz mal aos mamíferos (incluindo nós, humanos) como os produtos mais convencionais.

O neem é uma árvore do sudeste da Ásia e do subcontinente indiano. Ela tem capacidade para suportar condições extremas de calor e poluição da água, melhora a fertilidade do solo e reabilita terras degradadas. Essa árvore também desempenha um papel importante no controle da erosão do solo, da salinização e prevenção contra os efeitos de inundações.

Para livrar-se das traças, após limpar a casa, aplique o extrato de neem nos ambientes em que elas possam habitar. Apenas tome cuidado para não deixar o neem escapar para lugares que atraiam abelhas, como vasos de plantas, pois é prejudicial à elas.

Outra sugestão ecologicamente correta para combater as traças é o terpeno limoneno, uma substância natural presente em alguns produtos de limpeza mais sustentáveis, no óleo essencial de laranja e de limão, entre outros. Se utilizado na versão de óleo essencial, a recomendação é pingar três gotas nas gavetas ou em outros compartimentos em que as traças possam se abrigar.

Uma receita caseira também pode auxiliar para afastar esses insetos, feita à base de cola e farinha. A preparação é feita com goma arábica, quatro partes de farinha de trigo, seis partes de açúcar, duas partes de ácido bórico em pó e água para dar liga. Após misturar até formar uma massa homogênea, coloque porções em tampinhas e espalhe nas áreas infestadas.

Outras formas de prevenção

Para prevenir essa visita indesejada nas suas roupas,  coloque as peças em locais limpos, arejados e secos. Roupas atacadas podem ser colocadas em sacos plásticos e depois em um freezer por alguns dias. O procedimento mata os ovos e as lagartas infestantes.

Já para as traças de papéis, evite o acúmulo do material, mantendo livros e revistas em lugares adequados e limpos.

Outra dica é manter sempre limpos rodapés e frestas com aspirador de pó, reduzindo a disponibilidade de alimento para esses insetos.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/dicas/como-combater-as-tracas-de-maneira-ecologicamente-correta/

ANOTE:  Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: https://www.xapuri.info/loja-solidaria. Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826. Camiseta Elza Soares: https://www.xapuri.info/produto/camiseta-elza-soares/

Comentários

%d blogueiros gostam disto:
preloader