Pesquisar
Close this search box.

Desenvolvimento: Pressupostos para a Sustentabilidade

Desenvolvimento: Pressupostos para a Sustentabilidade

O desenvolvimento que vigora em quase todos os países não pode ser considerado sustentável. Não obstante, precisamos viver. Por isso necessitamos produzir com certo nível de crescimento e de desenvolvimento…

Por Leonardo Boff

A questão toda se resume nisso: como fazê-lo para beneficiar a todos os seres vivos e principalmente os seres humanos com um bem-viver suficiente e decente, de tal forma que em curto, médio e longo prazos possamos manter o capital vital da Mãe Terra, necessário para as presentes e futuras gerações?

Para alcançar esse objetivo se busca a sustentabilidade que, para merecer esse nome, exige-nos-fazer uma revolução conceptual e prática da magnitude das grandes revoluções havidas no passado, como a do Neolítico (agricultura) e a dos tempos modernos (industrialização/automação). Para isso, importa assegurar a vigência de alguns pressupostos:

  • Garantir a vitalidade do Planeta Terra com seus ecossistemas (comunidade de vida);
  • Assegurar as condições de persistência da espécie humana e de sua civilização;
  • Manter o equilíbrio da natureza;
  • Tomar a sério os danos causados pelo ser humano à Terra e a todos os biomas.
  • Dar-se conta dos limites do crescimento;
  • Controlar de forma não coercitiva o crescimento da população;
  • Reconhecer a urgência de mudança de paradigma civilizacional e perceber a capacidade inspiradora da nova cosmologia de transformação para que haja efetivamente sustentabilidade;
  • Entender o ser humano como portador de duas fomes: uma de pão, que é saciável (quantidade), e outra de beleza (qualidade), de transcendência, de compreensão e de amor, que é insaciável (expressão cunhada pelo poeta cubano Roberto Retamar e difundida por Frei Betto e por outros).

Desde sua segunda edição, a Xapuri publica, mensalmente, uma reflexão de Leonardo Boff. Essas reflexões, largamente disseminadas por meio de seus livros, palestras, conferências e diálogos vários, nos ajudam a manter o foco na busca de um mundo mais justo, mais solidário, mais feliz e mais sustentável para as gerações presentes e futuras.



Réquiem para o Cerrado – O Simbólico e o Real na Terra das Plantas Tortas

Uma linda e singela história do Cerrado. Em comovente narrativa, o professor Altair Sales nos leva à vida simples e feliz  no “jardim das plantas tortas” de um pacato  povoado  cerratense, interrompida pela devastação do Cerrado nesses tempos cruéis que nos toca viver nos dias de hoje. 

COMPRE AQUI

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes