Ecologia é um conceito moderno que reflete a ideia da unidade na criação. Ouvimos falar muito de ecologia nos dias que correm, em termos de poluição, da extinção de várias espécies de vida selvagem, da possibilidade de a vida continuar existindo na Terra.

A ecologia considera todos os sistemas viventes como interdependentes. Um organismo depende da contribuição do outro e vice-versa. Assim, a vida animal precisa de oxigênio e desprende dióxido de carbono, a vida vegetal precisa de dióxido de carbono e desprende oxigênio. A ecologia também afirma que os vários sistemas de vida estão interligados: se alteramos um único elemento, alteramos todo o conjunto, dando origem a uma reação em cadeia.

Estamos compreendendo as implicações desse princípio ecológico fundamental um pouco tarde. Por exemplo, matamos com aerosol insetos que nos incomodam. O produto químico penetra no solo e envenena a cadeia alimentar. Sem esses insetos, outros se reproduzirão além da ordem natural, enquanto certos pássaros, privados de alimento, perecerão. Com menos pássaros para levar as sementes para outros cantos do país a polinização fica ameaçada e menos plantas se reproduzirão.

As colheitas são afetadas e os agricultores acrescentam mais corretivos ao solo. A qualidade do solo vem a sofrer e as árvores deixam de nascer. Com menos árvores nas cercanias, mais casas ficam expostas ao sol e haverá mais necessidade de ar-condicionado. Quando o gás freon vasa dos aparelhos de ar-condicionado, sobe para a parte superior da atmosfera e destrói a camada de ozônio. Com a redução da camada de ozônio, uma quantidade maior da radiação nociva do Sol chega à Terra, tornando a vida mais insuportável.

E assim por diante. O sistema de vida do planeta e todas as suas partes, interdependentes, funcionam como um todo. De acordo com o geoquímico James Lovelock, cujo livro Gaia: A New Look at Life on Earth teve grande influência nesse sentido, a Terra é uma entidade viva. Pensar em termos de ecologia é um bom começo para entender o conceito de unidade. É um enfoque especialmente bom, devido à sua conotação de respeito para com a Terra. A ideia da ecologia nos impele a sentir interesse e respeito por tudo que existe no planeta.

Related Posts

Deixe uma resposta