Por Leonardo Boff

A rigor o indivíduo não existe. O que existe é a pessoa humana, nó de relações orientadas para toda as direções. Ninguém vive fora da rede de relações que sustenta o universo no qual cada um está imerso.

Por isso o correto seria dizer indivíduo relacional, mas manteremos a palavra indivíduo, em seu sentido mais filosófico do que social, pela seguinte razão: existe uma dimensão na pessoa que é sua singularidade irreduzível, que faz com que ela seja única e irrepetível no universo e na história, no passado, no presente e no futuro. Igual a ela nunca houve nem haverá. Temos a ver com uma emergência singularíssima do próprio universo.

Que representa a sustentabilidade para o indivíduo assim compreendido? Que significa possuir uma existência sustentável? Tudo depende da antropologia, vale dizer, do tipo de compreensão que assumimos do ser humano individual. Cada cultura representa a seu modo o ser humano individual. Correspondentemente lhe atribui certo nível de sustentabilidade.

No entanto, cada representação é uma representação, isto é, uma projeção que uma determinada cultura elabora acerca do indivíduo singular, a partir das experiências, das visões de mundo, tradições, experiências e conhecimentos disponíveis.

O que é ele? Não o sabemos totalmente. Ele se perde para dentro de um mistério insondável que, ao longo da história, vai entregando facetas novas e surpreendentes dele mesmo.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826

Camiseta Paulo Freire

Anúncios

Comentários