Porque ainda importa cuidar do nosso único planeta – 

Cuidado todo especial merece nosso planeta Terra. É um sistema de sistemas e superorganismo de complexo equilíbrio, urdido ao longo de milhões e milhões de anos.

Por causa do assalto predador do processo industrialista dos últimos séculos, esse equilíbrio está prestes a romper-se em cadeia. Desde o começo da industrialização, no século XVIII, a população mundial cresceu oito vezes, consumindo mais e mais recursos naturais; somente a produção, baseada na exploração da natureza, cresceu mais de cem vezes.

O agravamento desse quadro, com a mundialização do acelerado processo produtivo, faz aumentar a ameaça e, consequentemente, a necessidade de um cuidado especial com o futuro da Terra.

Parca é a consciência coletiva que pesa sobre o nosso belo planeta. Os que poderiam conscientizar a humanidade desfrutaram gaiatamente a viagem em seu Titanic de ilusões. Mal sabem que podemos ir ao encontro de um iceberg ecológico que nos fará afundar celeremente (…).

Para cuidar do Planeta precisamos todos passar por uma alfabetização ecológica e rever nossos hábitos de consumo. Importa desenvolver uma ética do Cuidado.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) elaboraram uma estratégia minuciosa para o futuro da vida com o título “Cuidando do Planeta Terra” (Caring for the Earth, 1991). Aí estabelecem nove Princípios de Sustentabilidade da Terra. Projetam uma estratégia global fundada no Cuidado.

  1. Construir uma sociedade sustentável;
  2. Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos;
  3. Melhorar a qualidade da vida humana;
  4. Conservar a vitalidade e a diversidade do planeta Terra;
  5. Permanecer nos limites da capacidade do planeta Terra;
  6. Modificar atitudes e práticas pessoais;
  7. Permitir que as comunidades cuidem do seu próprio meio ambiente;
  8. Gerar uma estrutura nacional para integrar desenvolvimento e conservação;
  9. Construir uma aliança global.

Esses princípios dão corpo ao cuidado essencial com a Terra. O cuidado essencial é a ética de um planeta sustentável. Bem enfatizava o citado documento Cuidando do planeta Terra:

“A ética de cuidados se aplica tanto em nível internacional como em nível nacional e individual; nenhuma nação é autossuficiente; todos lucrarão com a sustentabilidade mundial e todos estarão ameaçados se não conseguirmos atingi-la.”

Só essa ética do cuidado essencial poderá salvar-nos do pior. Só ela nos rasgará um horizonte de futuro e de esperança.

About The Author

Leonardo Boff

Filósofo, Teólogo, Escritor

Related Posts

Deixe uma resposta