Conta uma lenda (registrada no Dicionário Saraiva Júnior) que a anta foi feita com partes de outros animais, a forma de um porco, os pés de rinoceronte, os cascos de boi e o focinho como uma pequena tromba de elefante.
Foi assim que nasceu o maior mamífero da América do Sul, um bicho pacífico, tímido, que se esconde durante o dia e sai à noite para comer folhas, ervas e raízes, cujo nome em tupi é tapir e em guarani é mborebi.
Foi assim que apareceu na Terra esse bicho que gosta de morar sozinho e que gera um filhote que nasce todo listrado, como se fosse uma melancia.
O conteúdo desta lenda foi postado no Atelier dos Tapetes, no mês de agosto de 2008. O texto original foi editado pela redação da Revista Xapuri no mês de agosto de 2019.
Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.
Comentários