As lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais

 

Um dia, diz uma lenda do povo A´uwe Upatbi, um caçador enfermo, com o corpo coberto de feridas, foi abandonado no Cerrado.

Do alto, um bando de urubus viu o pobre se debatendo no chão. As aves ficaram com muita pena dele, pousaram e o levaram para o céu e, lá, conseguiram curar todos os seus machucados.

Depois que o caçador ficou bom, os urubus o trouxeram de volta a terra e o deixaram numa roça do povo Xavante. Hospitaleiros, os Xavante correram para dar as boas-vindas a quem havia chegado.

Feliz pela acolhida, o caçador deu a eles uma rama de batata-doce, que tinha trazido do céu. A muda cresceu, esparramou pela terra, produziu muitos frutos e gerou muita fartura para toda a aldeia.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: