Por: JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO/ Causos Assustadores do Piauí
Próximo à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Campo Maior, haviam três pequenos açudes. No açude do meio existia uma carnaúba com um oco no tronco perto da copa.
Um dia, um homem colocou a mão dentro do buraco, procurando por ninhos de passarinhos, e encontrou uma pequena imagem de Santo Antonio. Em comemoração, o povo dali resolveu fazer uma capelinha de palha para os fiéis orarem ao santo, mas, no dia seguinte, a imagem não estava mais lá.

Depois de muita procura, perguntaram ao homem que a tinha trazido se ele havia pego a imagem e ele respondeu que não. Continuaram procurando até que a encontraram de novo no oco da carnaúba onde havia sido encontrada originariamente. Isso se repetiu umas três vezes e toda vez que levavam a imagem para a capelinha, ela voltava para a carnaúba.
21617739_1926632440931085_1807032496255118383_nAssim, o povo entendeu que o santo estava tentando transmitir uma mensagem. Era naquele lugar que ele queria ser adorado, de modo que o povo da cidade construiu ali, onde estava a palmeira, uma igrejinha, que, com o tempo, passou por várias adaptações até se tornar o que é hoje a Catedral de Santo Antonio, em Campo Maior.

Desde esse tempo, há mais de três séculos, todos os anos, os campomaiorenses festejam Santo Antonio, sempre no mês de junho. A festa de Santo Antonio Aparecido é, hoje, a maior festa religiosa do Piauí, recebendo fiéis de várias cidades de nosso estado e do Brasil.

Na abertura dos festejos ocorre sempre uma enorme procissão com grande quantidade de fiéis percorrendo a cidade atrás da imagem de Santo Antônio Aparecido. Mais atrás, vem o mastro da bandeira do santo que ao final da procissão será erguido em frente à catedral, para, ali, ser hasteada a bandeira.

Como Santo Antonio é tido como o santo casamenteiro, os fiéis, principalmente as mulheres, fazem de tudo para tocar no “pau do santo” (no caso, o mastro), pois dizem que quem consegue tocá-lo durante a procissão estará casado até a abertura dos festejos do ano seguinte, de modo que são muitos os casais da cidade que se uniram com a ajuda do santo. 

SOBRE O HINO DE SANTO ANTONIO DE CAMPO MAIOR

Santo Antônio é um santo muito popular, ao contrário do apóstolo Paulo, como pregou Frei Edmilson. As rezas da novena são solenes. Faz-se a adoração ao Santíssimo Sacramento, cantando o canto Tão Sublime Sacramento; neste momento as pessoas ficam de joelho; mas há aquelas que por razões diversas apenas adotam uma atitude de respeito. “Não há necessidade de se permanecer de joelhos durante a adoração. Para adorar ao Senhor, o importante é a atitude do coração diante de Jesus na Divina Eucaristia. Cada pessoa deve adotar a posição que melhor lhe convier, conforme suas convicções.”basilicadocarmocampinas.
Mas os fiéis que participaram da primeira noite de novena,festejaram mais um ano o santo padroeiro da cidade cantando com alegria o Hino de Santo Antônio.
O autor da letra do hino de Santo Antônio Aparecido foi o campomaiorense Moisés Eulálio (30-01-1871- 20-09-1931) Campo Maior (PI). Professor, poeta e comerciante. Advogado provisionado. Promotor Público em Campo Maior, foi também o autor da letra do hino de Santa Teresinha do Menino Jesus, para o coral da Matriz de Santo Antônio. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), organizada por Félix Aires, onde está inserido o seu soneto “Excerto de Homenagem”. O livro “Geração Campo Maior – Anotações para uma Enciclopédia”, de Reginaldo Gonçalves Lima, reproduz o soneto “Natal”, editado em 1968, no jornal “A Luta”. usinadeletras.

Fonte:  https://luselenedecampomaior.blogspot.com/2009/05/hino-de-santo-antonio.html

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária. Encomendas com Janaina Faustino: 61 9 9611 6826.  Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil, do Caburaí ao Chuí! Camiseta Krenak.

Comentários

X
%d blogueiros gostam disto:
preloader