A lenda do Ubuntu

Essa é uma belíssima lenda africana que aborda valores sobre cooperação, igualdade e respeito. “Eu sou porque nós somos”. Lindamente, a lenda do Ubuntu reforça os valores da paz, da gentileza e da solidariedade

Certa vez, dizem os muitos relatos dessa bela história, em visita a um povo africano, um antropólogo propôs uma brincadeira às crianças da aldeia: ele colocou uma cesta cheia de frutas debaixo de uma árvore e disse a elas que quem chegasse primeiro à árvore poderia ficar com todas as frutas.

Ao ouvir o sinal da largada, algo muito incrível aconteceu: as crianças deram as mãos umas às outras e correram juntas para a árvore. Ninguém chegou primeiro, ninguém chegou por último, todas chegaram ao mesmo tempo e, portanto, o prêmio era de todas elas.

Intrigado, o antropólogo perguntou: “Por que vocês correram juntas, se o prêmio era apenas para quem chegasse primeiro? A resposta veio rápida, simples e direta:

– Ubuntu! Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras iam ficar tristes? O antropólogo aprendeu, então, que Ubuntu é um termo das culturas Zulu e Xhosa, que quer dizer “Eu sou porque nós somos”. Lindamente, a lenda do Ubuntu reforça os valores da paz, da gentileza e da solidariedade.

 


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

ASSINE AQUI

 

 

continua depois da propaganda