Essa é uma belíssima lenda africana que aborda valores sobre cooperação, igualdade e respeito. “Eu sou porque nós somos”. Lindamente, a lenda do Ubuntu reforça os valores da paz, da gentileza e da solidariedade

Certa vez, dizem os muitos relatos dessa bela história, em visita a um povo africano, um antropólogo propôs uma brincadeira às crianças da aldeia: ele colocou uma cesta cheia de frutas debaixo de uma árvore e disse a elas que quem chegasse primeiro à árvore poderia ficar com todas as frutas.

Ao ouvir o sinal da largada, algo muito incrível aconteceu: as crianças deram as mãos umas às outras e correram juntas para a árvore. Ninguém chegou primeiro, ninguém chegou por último, todas chegaram ao mesmo tempo e, portanto, o prêmio era de todas elas.

Intrigado, o antropólogo perguntou: “Por que vocês correram juntas, se o prêmio era apenas para quem chegasse primeiro? A resposta veio rápida, simples e direta:

– Ubuntu! Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras iam ficar tristes? O antropólogo aprendeu, então, que Ubuntu é um termo das culturas Zulu e Xhosa, que quer dizer “Eu sou porque nós somos”. Lindamente, a lenda do Ubuntu reforça os valores da paz, da gentileza e da solidariedade.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: