Jurupari

Por: Rafael Nolêto/Causos Assustadores do Piaui

Uma das divindades de destaque dentro do culto piaga é Jurupari, também chamado de Yurupari. Esse é um Deus Guardião, ligado à magia e bastante próximo aos homens.

Para muitas sociedades indígenas brasileiras e da América do Sul, Yurupari é uma divindade que se sobressai e adquire funções diferentes de acordo com o local.

É considerado o dono das flautas sagradas, dos cantos, das danças e do conhecimento xamânico. É associado à puberdade masculina, quando os garotos se tornam homens. É mensageiro do Sol, um Deus que revela os conhecimentos ocultos aos homens.

Em algumas aldeias, seu culto é essencialmente masculino. É o preservador das tradições culturais e dos portais do encante.

Como oferenda, recebe lanças, instrumentos de sopro, peixe, pirão, macaxeira cozida e velas verde/vermelho.

Algumas de suas plantas sagradas são a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia sp.), o urucum (Bixa orellana) e a macaxeira.

TEXTO/ILUSTRAÇÃO INTERNA: RAFAEL NOLÊTO

JURUPARI

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: