Jurupari

Por: Rafael Nolêto/Causos Assustadores do Piaui

Uma das divindades de destaque dentro do culto piaga é Jurupari, também chamado de Yurupari. Esse é um Deus Guardião, ligado à magia e bastante próximo aos homens.

Para muitas sociedades indígenas brasileiras e da América do Sul, Yurupari é uma divindade que se sobressai e adquire funções diferentes de acordo com o local.

É considerado o dono das flautas sagradas, dos cantos, das danças e do conhecimento xamânico. É associado à puberdade masculina, quando os garotos se tornam homens. É mensageiro do Sol, um Deus que revela os conhecimentos ocultos aos homens.

Em algumas aldeias, seu culto é essencialmente masculino. É o preservador das tradições culturais e dos portais do encante.

Como oferenda, recebe lanças, instrumentos de sopro, peixe, pirão, macaxeira cozida e velas verde/vermelho.

Algumas de suas plantas sagradas são a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia sp.), o urucum (Bixa orellana) e a macaxeira.

TEXTO/ILUSTRAÇÃO INTERNA: RAFAEL NOLÊTO

JURUPARI

ANOTE:  Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: https://www.xapuri.info/loja-solidaria. Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826. Camiseta Elza Soares: https://www.xapuri.info/produto/camiseta-elza-soares/

Comentários

%d blogueiros gostam disto:
preloader