Diz a lenda que o único jeito de escapar da maldição da Alamoa é rezar por uma chuva de raios, porque ela morre de medo e, para fugir dos raios, abandona sua presa sem pensar duas vezes

Por Zezé Weiss

Existe, segundo a lenda, uma sereia especial que seduz os pescadores desavisados nas praias do arquipélago de Fernando de Noronha, lá pelos mares de Pernambuco.  O nome dessa Iara, talvez vinda da Europa durante a invasão dos holandeses,  é Alamoa.

Quem a viu, mesmo que na imaginação, diz que Alamoa é uma linda mulher, muito alta, de cabelos loiros, que mora no topo de um penhasco chamado Pico, a 323 metros de altura.

De lá, ela só desce às sextas-feiras das noites sem luar, para seduzir os marinheiros e pescadores que passarem por seu caminho. Enfeitiçados, os homens a seguem até o alto do Pico, onde ela se transforma em uma caveira e os joga penhasco abaixo.

Diz a lenda que o único jeito de escapar da maldição da Alamoa é rezar por uma chuva de raios, porque ela morre de medo e, para fugir dos raios, abandona sua presa sem pensar duas vezes.


Zezé Weiss – Jornalista. Texto adaptado das várias versões da lenda, disponíveis na Internet.

 

 

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 

 

 

continua depois da propaganda