Para o povo Xavante, “as estrelas são olhos de pessoas encantadas que, desde o céu, nos contemplam todas as noites”.

Por Zezé Weiss

Para o povo Xavante, que habita e protege uma bela porção de Cerrado na região leste do estado de Mato Grosso, as estrelas são olhos de pessoas encantadas que, desde o céu, nos contemplam todas as noites.

Conta a lenda que, certa noite, ao admirar o céu estrelado, um guerreiro Xavante viu uma estrela diferente, que piscava muito e, ao contrário das outras, parecia inquieta. De tanto admirá- la, o guerreiro se cansou e adormeceu.

Enquanto ele dormia, a estrela se transformou em uma linda jovem e desceu até a Terra para despertá-lo com afetos e olhares apaixonados. Em um instante, os dois se apaixonaram.

Como a moça-estrela precisava voltar aos céus, ela o convidou para acompanhá-la. O jovem Xavante quis saber como. Ao avistar uma frondosa palmeira, ela indicou: “Subamos até o alto desta palmeira. Ela crescerá, crescerá, e nos levará para os jardins do céu.”

Sentados sobre as folhas da palmeira, os dois chegaram à casa da estrela, onde os dois viveram felizes. Um tempo depois, saudoso, o guerreiro voltou ao convívio de seu povo. Porém, seu amor pela estrela era tanto que ele se despediu de todos e retornou para junto de sua amada companheira.

É por isso que, quando uma estrela pisca no céu, os Xavante dizem que é a estrela mandando o recado de que continua enamorada e feliz com seu guerreiro Xavante.

O Jovem e a Estrela – Lenda Xavante editada por Zezé Weiss, com base em informação de Juayhy  e Via Fanzine 


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

%d blogueiros gostam disto: