O Morro Encantado

Por Gloria Moura 

A comunidade Kalunga conta que atrás do Morro do Moleque existe um morro encantado que ninguém nunca conseguiu subir.

Muitas pessoas já tentaram, mas quando estão no meio do caminho, começam a escutar barulho de gado mugindo, gente falando, cachorro latindo. Ficam tontas e não conseguem continuar.

Voltam correndo, com medo, porque no morro não tem ninguém e não sabem de onde vem essa barulhada. Dizem que isso é por causa do ouro que existe dentro da terra.

A Mãe do Ouro protege o morro, afastando os garimpeiros ambiciosos com esses barulhos.

Os Kalunga ainda não descobriram como quebrar esse encanto. Quem conseguir, vai poder explorar o ouro do morro e vai ficar muito rico.

Gloria Moura – Pesquisadora, em Estórias Quilombolas, MEC, 2010. Narração: coletiva Comunidade: Kalunga, GO. Ano: Junho/2000.

Slide

VISTA NOSSA CAMISA
FORTALEÇA NOSSO PROJETO

DOAÇÃO - PIX: contato@xapuri.info

 
 
O povo Kalunga é uma comunidade de negros originalmente formada por descendentes de escravos que fugiram do cativeiro e organizaram um quilombo, há muito tempo atrás, num dos lugares mais bonitos do Brasil, a região da Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás.
Toda a área que eles ocupam foi reconhecida oficialmente em 1991 pelo governo do Estado de Goiás como Sítio Histórico que abriga o Património Cultural Kalunga, parte essencial do património histórico e cultural brasileiro.
Você sabe por quê? Esta é uma história muito importante, que vamos contar aqui.
Esta história começa lá longe no tempo, há mais de duzentos anos. Foi quando o território que é hoje o Estado de Goiás começou a ser conquistado pelos colonizadores portugueses. Aquele era um tempo dominado pela febre do ouro e os escravos sofriam muito no cativeiro. Mas para entender como tudo isso aconteceu, nós temos que voltar ainda mais para trás na história, para
os tempos do começo da história do Brasil.
Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 

[instagram-feed] [instagram-feed]