Pegadas de Santo Antônio

Na localidade Arroz, zona rural de Jerumenha, Piauí, encontram-se estranhas marcas impressas em um lajeiro, em formatos semelhantes aos de pés, que as pessoas da região dizem serem pegadas deixadas em tempos imemoriais por Santo Antônio, o padroeiro da cidade.

Por: José Gil Barbosa Terceiro/Causos Assustadores do Piauí

Conta o povo que o santo teria passado por ali em peregrinação, e como era um homem santo, deixou as marcas impressas na pedra, apenas para que os seus devotos soubessem da sua passagem por ali, como que querendo lembrar que aquele local, cheio de belezas naturais, era um lugar santo que merecia ser conservado.

O lugar, então, passou a ser local de devoção, tido como sagrado para os praticantes da fé católica que habitam a cidade de Jerumenha. O movimento de peregrinação na região é tão intenso que os moradores construíram uma pequena capela para abrigar as marcas dos pés do santo.

As pessoas vão ali para orar, pedir bênçãos e pagar promessas, sendo comum, como ex-votos, a oferta de velas, orações, bem como o depósito de pedras levadas por fiéis ao longo do caminho até ali, como que para se mostrarem dignos do santo, pelo martírio e sofrimento de carregar peso sob o sol quente do Piauí.

José Gil Barbosa Terceiro – Folclorista, em Causos Assustadores do Piauí.

===========================================================================

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?
ASSINE AQUI


 

%d blogueiros gostam disto: