Por: José Gil Barbosa Terceiro/Causos Assustadores do Piauí

Na localidade Arroz, zona rural de Jerumenha, Piauí, encontram-se estranhas marcas impressas em um lajeiro, em formatos semelhantes aos de pés, que as pessoas da região dizem serem pegadas deixadas em tempos imemoriais por Santo Antônio, o padroeiro da cidade.

Conta o povo que o santo teria passado por ali em peregrinação, e como era um homem santo, deixou as marcas impressas na pedra, apenas para que os seus devotos soubessem da sua passagem por ali, como que querendo lembrar que aquele local, cheio de belezas naturais, era um lugar santo que merecia ser conservado.

O lugar, então, passou a ser local de devoção, tido como sagrado para os praticantes da fé católica que habitam a cidade de Jerumenha. O movimento de peregrinação na região é tão intenso que os moradores construíram uma pequena capela para abrigar as marcas dos pés do santo.

As pessoas vão ali para orar, pedir bênçãos e pagar promessas, sendo comum, como ex-votos, a oferta de velas, orações, bem como o depósito de pedras levadas por fiéis ao longo do caminho até ali, como que para se mostrarem dignos do santo, pelo martírio e sofrimento de carregar peso sob o sol quente do Piauí.

José Gil Barbosa Terceiro – Folclorista, em Causos Assustadores do Piauí.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas.  Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária. Encomendas via zap, com Janaina: 61 9 9611 6826. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil, do Caburaí ao Chuí! Camiseta Krenak.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: