Niède Guidon está entre as Treze mulheres que mudaram o Brasil

Por portalosertao

Frida Kahlo, Marie Curie, Joana d’Arc … São muitas as mulheres que mudaram o mundo e inspiram novas gerações. Mas, quase sempre que se pensa em algum ícone feminino, vem logo à cabeça um nome internacional. E no Brasil? Quem são as brasileiras que balançaram a sociedade e mudaram, em alguma medida, nossa forma de ver o mundo? (…)

A arqueóloga Niède Guidon é defensora ferrenha da Serra da Capivara, no Piauí. Foi ela que descobriu, lá, na década de 1970, as pinturas rupestres mais importantes dos primeiros seres humanos a habitarem o Brasil e uma das maiores coleções desse tipo de arte no mundo.

Após a descoberta de Niède, a compreensão sobre a presença dos Homo sapiens na América do Sul mudou para sempre. Ela lutou para criar o Parque Nacional da Serra da Capivara, hoje considerado patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Nascida em Jaú, São Paulo, em 1933, Niède nunca mais deixou o Piauí — tamanha a consciência que ela tem sobre a importância histórica do local. E o medo que ele seja destruído.

O parque vem enfrentando grandes problemas de orçamento ao longo dos anos, com nenhum apoio governamental. Além disso, Niède já sofreu inúmeras ameaças de empresários do Agreste, que insistem em intimidá-la. Mas ela continua lá, aos 86 anos de idade, sendo a alma e a guardiã do parque.

Fonte: Portal O Sertão

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas.  Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária. Encomendas via whatsapp com Janaina: 61 9 9611 6826. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil, do Caburaí ao Chuí! Camiseta Paulo Freire 

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: