Pesquisar
Close this search box.

A multiplicidade de interpretação de um texto

A multiplicidade de interpretação de um texto
 
 
Um texto fala para cada época. O mesmo é compreendido de forma muitíssimo diversa por diferentes intérpretes, ou seja, leitores. O verdadeiro texto é aquele que está no intelecto do autor e não na interpretação daquele o qual analisa-o. Quem o interpreta quer saber o que está na mente do autor ou quer compreender o que está escrito? Isto dá uma fusão de horizontes; quem é o autor e o que se quer compreender do texto. Deste passa a ser uma coisa e isto faz com que ele seja entregue às interpretações ao longo da história. Nesta, o texto continua sendo ele mesmo, contudo, a interpretação dele torna-se diversa.
 
A fusão de interpretação _ entre o que o autor escreveu e o que o leitor pretende captar do texto _ é necessária para fazer uma interpretação sólida da própria obra. O escrito, então, fala por si e pelo leitor. Fala mais ainda por si mesmo. Dizia Lévinas que o dito não se esvai no dizer. O sujeito não escreve só para si, mas para a compreensão de quem vai analisar o que foi proposto.
 
O autor de uma obra não é a obra. O autor produz o objeto depois que este já esteja no seu intelecto. Primeiramente, a obra está na mente do autor, na sequência é posto na realidade, de forma escrita. É, pois, a formulação do texto.
 
Na formulação de um escrito se capta duas realidades: uma obra da mente do autor e a mesma transposto da mente do autor para o texto escrito.
 
Em síntese, o texto não está preso ao autor. Depois de escrito, formulado, ele tem vida plena na história. Desta forma, ao analisar um escrito, o seu contexto deve ser levado em conta. Com efeito, é sempre um choque quando a obra fala algo diferente daquela o qual o leitor captou. Isto porém, não implica um esquecimento daquilo que o escrito diz. Assim, o texto é escrito pelo seu autor. A interpretação deste texto é do intérprete; é daquele que vai deter o escrito ao compreender o que o mesmo escrito descreve. Porque nenhuma obra fica presa àquele que a escreveu.
 
Padre Joacir S. d’Abadia, Especialista em Docência do Ensino Superior e filósofo autor de 12 livros – joacirsoares@hotmail.com/ WhatsApp 61 9 9931-5433
 
Fonte: Arquivo Pessoal
Slide 1

VISTA NOSSA CAMISA
FORTALEÇA NOSSO PROJETO

DOAÇÃO - PIX: contato@xapuri.info

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes