Pesquisar
Close this search box.

Acidente de Chernobyl: Após 33 anos as consequências ainda são graves

Acidente de Chernobyl completa 33 anos

Em 26 de abril de 1986, o mundo esteve diante do pior acidente nuclear e ambiental da História. E ainda hoje as consequências são graves.

Por: Joseane Pereira – aventurasnahistoria

No dia 26 de abril de 1986, um dos quatro reatores da Usina Nuclear Chernobyl, que serviam para gerar energia para a Ucrânia, explodiu repentinamente. O incêndio liberou uma nuvem radioativa que atingiu países tão distantes quanto a Itália e Finlândia, e a cidade de Pripyat, localizada no norte do país e ao lado de um grande rio, foi evacuada. A zona de exclusão permanece até hoje, nos lembrando sobre os perigos que o uso de energia nuclear imprime à humanidade.

O Acidente

As causas para esse tremendo acidente são controversas: enquanto uns atribuem falha humana na construção das hastes de controle dos reatores, outros afirmam que uma interrupção acidental no sistema hidráulico de refrigeração levou à explosão. O fato é que um dos quatro aparelhos entrou num processo de superaquecimento incapaz de ser revertido. Após a explosão, mais de 600 mil trabalhadores soviéticos foram chamados para realizar uma super operação de limpeza, e helicópteros repletos de areia e chumbo foram levados ao local, para conter o fogo e principalmente a radiação espalhada pelos ventos — material radioativo que era quatrocentas vezes maior que o das bombas utilizadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, em fins da Segunda Guerra Mundial.

Resquícios da explosão / Créditos: Wikimedia Commons

Consequências

O total de mortes é muito controverso, e difícil de ser quantificado. Alguns dados sobre os trabalhadores que tiveram contato direto com o acidente são oficiais: 31 bombeiros e funcionários da usina, que trabalhavam na contenção do fogo, morreram de exposição aguda à radiação e outros 246 trabalhadores faleceram entre 1991 e 1998 de doenças circulatórias e leucemia. Quanto ao resto da população afetada, aí começa a controvérsia: relatórios das Nações Unidas estimam que 4 mil pessoas morreram devido à exposição, enquanto ONGs como o Greenpeace falam em 200 mil pessoas.

Roda gigante em Pripyat abandonada após acidente / Créditos: Reprodução

Roda gigante em Pripyat abandonada após acidente / Créditos: Reprodução

A usina continuou em operação com seus outros 3 reatores até o ano 2000, quando o local foi abandonado e seu entorno virou uma cidade fantasma que está sob efeito radioativo até hoje. O reator de número 4 encontra-se em um “sarcófago” de concreto e aço para evitar a difusão de radiação, e ainda hoje há gente morando na zona de exclusão. São funcionários responsáveis por monitorar a situação e garantir estabilidade na usina, e sua estadia por lá é sempre provisória devido aos perigos no contato com o material.

As Crianças de Chernobyl

A área mais gravemente atingida passa por três países: Ucrânia, Rússia e Bielo-Rússia. Mesmo com os reatores fechados e isolados, quem sobreviveu ainda enfrenta vários problemas de saúde, pois a terra e água da região foram contaminadas por elementos radioativos e frutas, legumes, carne e pão nunca são totalmente sadios. E esse drama não atinge somente os sobreviventes: crianças nascidas depois de 1986 têm de lidar com doenças graves e suas consequências. No norte da Ucrânia, a incidência de câncer na tireoide é quase 100 vezes maior que o normal. E dois em cada três adolescentes têm problemas no coração.

Para quem foi atingido, uma medida simples faz toda a diferença: estudos ucranianos e franceses demonstraram que a permanência de três meses em regiões não-radioativas é capaz de diminuir em 30% o césio presente no corpo. Sabendo disso, desde 1993 a associação francesa “Les Enfants de Tchernobyl” leva jovens para passear no exterior.

Associações semelhantes fazem o mesmo em diversos países, como Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica, Irlanda, Canadá e Estados Unidos. “No entanto, além dos problemas de saúde, precisamos lidar também com o preconceito que essas crianças sofrem”, afirma Angèle Mosser, representante da associação. “Como a informação ainda é escassa, há quem tema até chegar perto desses jovens.”

As dificuldades de relacionamento com as vítimas resultam da falta de informação e do impacto causado pelas antigas imagens de recém-nascidos deformados, nascidos em regiões próximas às explosões. O desastre nuclear é um fantasma presente. “Chernobyl foi – e ainda é – o inferno”, diz Monique Sene, integrante do grupo francês.

Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/acidente-de-chernobyl-completa-33-anos.phtml

ANOTE:  Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: http://xapuri.info/loja-solidaria. Em Formosa, encomendas com Geovana: 61 9 9352 9191. Em Brasília, com Janaina: 61 9 9611 6826.

Camiseta Virgulino Lampião: http://xapuri.info/produto/camiseta-virgulino-lampiao/

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes