Pesquisar
Close this search box.

Krenak lança “Ideias para ‘adiar o fim do mundo”

Krenak: Ideias de um pensador indígena para ‘adiar o fim do mundo’

Livro recém-lançado por Ailton Krenak enaltece cultura indígena e prega humanidade mais diversa como antídoto para o planeta

(…) caiu nas minhas mãos um livro do tamanho de um estojo de primeiros socorros: “Ideias para adiar o fim do mundo”, do jornalista e líder indígena Ailton Krenak.
Adaptação de duas palestras e uma entrevista realizadas em Portugal entre 2017 e 2019, a publicação recém-lançada pela Companhia das Letras tem 72 páginas preenchidas com a lucidez do ambientalista descendente do povo Krenak, que vive no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.
O autor tem lugar de fala para se referir ao fim do mundo. Há décadas luta contra a pressão econômica sobre reservas indígenas no país. Em 1987, foi o representante dos povos nativos do Brasil para falar à Assembleia Constituinte, no renascimento da República. Dirigiu-se aos deputados com o rosto pintado de tinta preta de jenipapo.
Em 2015, sua etnia viu o mundo como conhecia acabar quando se rompeu a barragem de rejeitos da Samarco, em Mariana, matando o Rio Doce. A própria existência dos krenaks dependia do Rio Doce, que eles chamam de Watu (“avô”). Hoje, os ribeirinhos do vale sobrevivem às custas de verba de assistência, caminhões-pipa e entrega de alimentos.

“Tem quinhentos anos que os índios estão resistindo, eu estou preocupado é com os brancos, como que vão fazer para escapar dessa”, escreve Krenak.

“O que aprendi ao longo dessas décadas é que todos precisam despertar, porque, se durante um tempo éramos nós, os povos indígenas, que estávamos ameaçados de ruptura ou da extinção dos sentidos das nossas vidas, hoje estamos todos diante da iminência de a Terra não suportar nossa demanda”.

Ao longo de seu discurso, o autor usa tom didático para expor nacos do saber indígena, construindo pontes entre as nossas culturas, mas sem jamais igualar uma à outra. A ideia de humanidade, escreve ele, deveria dizer respeito à coexistência das diversas narrativas. “Precisamos ser críticos a essa ideia plasmada de humanidade homogênea na qual há muito tempo o consumo tomou o lugar daquilo que antes era cidadania”.

O autor reprova o conceito convencional de humanidade, “forjado pelo europeu”, que segundo ele não engloba caiçaras, índios, quilombolas e outros povos que, por viverem “agarrados” à terra, são relegados a uma “sub-humanidade”. Essa noção limitada de homo sapiens não permitiria compreender, por exemplo, diversas comunidades indígenas que conferem características humanas a elementos como pedras, rios e montanhas.

Os krenak, descreve o ativista, conversam com uma montanha que fica perto de sua aldeia. É ela que diz se um dia vai ser bom, próspero, “ou se é melhor ficar quieto”. Entretanto, quando um morador da aldeia afirma que aquele rio é sagrado ou que aquela montanha fala, as pessoas desdenham dizendo que “isso é folclore deles”. “Quando despersonalizamos o rio, a montanha, quando tiramos deles os seus sentidos, considerando que isso é atributo exclusivo dos humanos, liberamos esses lugares para que se tornem resíduos da atividade industrial e extrativista”.

Em entrevista ao GLOBO , o líder ianomami Davi Kopenawa esclareceu que os membros da sua etnia não querem explorar minério em suas terras, como vem sendo proposto pelo governo. Da mesma forma, Krenak rejeita a noção de que os povos da floresta desejam se integrar ao resto da sociedade ocidental. “A ideia de nós, humanos, nos descolarmos da terra, vivendo uma abstração civilizatória, é absurda. Suprime a diversidade, nega a pluralidade de existência e de hábitos.

Oferece o mesmo cardápio, o mesmo figurino, se possível a mesma língua para todo mundo”. E, também como Kopenawa, o autor denuncia a invasão de terras ianomamis, no Norte do país. “Esse território está assolado pelo garimpo, ameaçado pela mineração, pelas corporações que não toleram esse tipo de cosmos, o tipo de capacidade imaginativa e de existência que um povo originário como os Yanomami é capaz de produzir”.

De acordo com Krenak, famílias indígenas de diferentes regiões do Brasil estão vivendo uma escalada de tensão nas relações com o Estado. Uma tensão que não é de agora, mas que “se agravou com as recentes mudanças políticas introduzidas na vida do povo brasileiro”.

Conheci Krenak em dezembro de 2017, quando o encontrei para uma entrevista , no Rio. Foi uma tortura editar aquela conversa para encaixá-la no espaço delimitado no jornal. Enquanto lia “Ideias para adiar o fim do mundo”, comecei a fazer um índice remissivo para, depois, reproduzir trechos interessantes e que ajudam a gente a refletir sobre para onde estamos indo como humanidade.

Quando me dei conta, estava assinalando pedaços de todas as páginas. Teria que transcrever o livro quase todo. A obra se vale da oralidade com que os povos da floresta passam suas tradições de geração em geração para transmitir, em bom português, o que Krenak descreve como uma provocação: “Adiar o fim do mundo é sempre poder contar mais uma história”.

(…) Em seu livro, Krenak cita pensadores como José Mujica e Boaventura de Sousa Santos para refletir sobre o papel de cada um de nós nesse drama que vivemos. Ele leva em conta que o mundo atual é resultado de um processo de trezentos anos, mas, ao mesmo tempo, questiona: “Qual é o mundo que vocês estão agora empacotando para deixar às gerações futuras? Há algo de insano quando nos reunimos para repudiar esse mundo que recebemos agorinha, no pacote encomendado pelos nossos antecessores; há algo de pirraça nossa sugerindo que, se fosse a gente, teríamos feito muito melhor”.

Fonte: O Globo – Com edição Xapuri


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!

COMPRE AQUI

 

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes