Aquecimento Global: 2014, o ano mais quente do mundo

Cientistas informam que 2014 foi o ano mais quente desde 1981. Estudos apontam um aumento de 0,04% no aquecimento da terra.

Conforme definição da World Wildlife Fund (WWF), “aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. Isto se deve principalmente ao aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2)”.

O efeito estufa corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da terra, essa camada composta principalmente por gás carbônico (CO²), metano (CH4), N²O (óxido nitroso) e vapor de água, é um fenômeno natural fundamental para manutenção da vida na Terra, pois sem ela o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies.

As diversas alterações climáticas ocorridas no planeta são ocasionadas principalmente pelo aquecimento global, já sentida pelas populações. As mudanças climáticas podem ter causas naturais como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra ou podem ser consequência das atividades humanas.

Entretanto, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas, responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do ser humano.

About The Author

Related Posts

Deixe uma resposta