Rio São Francisco recebe usina solar flutuante na Bahia
Por: Gabriela Glette – hypeness
O Rio São Francisco – um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul, acaba de ganhar uma Usina Solar Fotovoltaica Flutuante, para transformar a luz solar em energia elétrica. A instalação foi feita pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho – na Bahia e este sistema é pioneiro no Brasil.
Segundo a empresa, o objetivo é avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto, para que ele possa participar de leilões de venda de energia e ser reproduzido em outros reservatórios ou até mesmo em rios. A plataforma instalada tem 7,3 mil módulos de placas solares, área total de 10 mil metros quadrados e capacidade de gerar 1 megawatt-pico (MWp). Outros 4 MWp deverão ser instalados ainda em 2019.
Unsplash
Hoje, o Brasil possui um sistema de setor energético centralizado, que não beneficia o consumidor, é caro e, em sua maioria, não renovável. De acordo com o ministro de Minas e Energia – Moreira Franco, nosso país precisa diversificar a matriz energética, aproveitando as potencialidades de cada região. Até agora a Chesf já investiu R$ 56 milhões e o próximo passo é instalar contêineres de conversão da energia, para que a energia possa ser enviada às linhas de transmissão da usina hidrelétrica.
Unsplash
Fonte: https://www.hypeness.com.br/2019/05/rio-sao-francisco-recebe-usina-solar-flutuante-na-bahia/
Camiseta Toca Onça: https://www.xapuri.info/produto/camiseta-toca-da-onca/
Comentários