Pesquisar
Close this search box.

Uma usina solar flutuante nas águas do Rio São Francisco

Rio São Francisco recebe usina solar flutuante na Bahia

Por: Gabriela Glette – hypeness

O Rio São Francisco – um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul, acaba de ganhar uma Usina Solar Fotovoltaica Flutuante, para transformar a luz solar em energia elétrica. A instalação foi feita pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho – na Bahia e este sistema é pioneiro no Brasil.

Segundo a empresa, o objetivo é avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto, para que ele possa participar de leilões de venda de energia e ser reproduzido em outros reservatórios ou até mesmo em rios. A plataforma instalada tem 7,3 mil módulos de placas solares, área total de 10 mil metros quadrados e capacidade de gerar 1 megawatt-pico (MWp). Outros 4 MWp deverão ser instalados ainda em 2019.

 

usina Rio São Francisco 2
Unsplash

Hoje, o Brasil possui um sistema de setor energético centralizado, que não beneficia o consumidor, é caro e, em sua maioria, não renovável. De acordo com o ministro de Minas e Energia – Moreira Franco, nosso país precisa diversificar a matriz energética, aproveitando as potencialidades de cada região. Até agora a Chesf já investiu R$ 56 milhões e o próximo passo é instalar contêineres de conversão da energia, para que a energia possa ser enviada às linhas de transmissão da usina hidrelétrica.

usina Rio São Francisco 3
Unsplash

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2019/05/rio-sao-francisco-recebe-usina-solar-flutuante-na-bahia/


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

 

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes