Pesquisar
Close this search box.

Boitatá: A lenda do fogo que corre

Boitatá: A lenda do fogo que corre –  O boitatá, no folclore brasileiro, é uma grande cobra de fogo. A lenda do boitatá é muito antiga. Essa cobra de fogo, cujo nome vem da junção das palavras da língua indígena mboi (cobra) e tata (fogo), foi citada pela primeira vez em 1560, em um texto do jesuíta José de Anchieta, que a denominou com o termo tupi Mbaetatá (coisa de fogo).

Diz a lenda que, muito tempo atrás, houve um período de noite sem fim, de grande escuridão nas matas brasileiras. Era um tempo sem estrelas, sem luz, sem vento. Depois, veio uma enorme enchente causada por chuvas torrenciais. Assustados, os animais correram para um ponto mais elevado para se protegerem.

Foi então que a boiguaçu, cujo nome significa cobra grande, do tupi mboi (cobra) e guaçu (grande), uma cobra que vivia numa gruta escura e era o único bicho acostumado a enxergar na escuridão, acordou com a inundação e, faminta, saiu em busca de alimento.

Os dias foram passando, e a chuva não parava. Choveu tanto que inundou tudo e muitos animais acabaram morrendo. Então, a boiguaçu começou a comer os olhos de animais mortos que brilhavam, boiando nas águas.

De tantos olhos brilhantes que a cobra comeu, ela se transformou nesse monstro brilhante que é o boitatá, cujo fogo não se apaga nem dentro d’água.  É um fogo mágico, que não queima as plantações nem os bichos das florestas, mas é capaz de cegar, enlouquecer ou até mesmo matar quem maltrata a natureza.

Dizem que o boitatá assusta as pessoas quando elas entram na floresta para desmatar ou para provocar incêndios.  Nessa hora, é capaz de se transformar em um grande tronco que cospe fogo, de quem não adianta correr. Em caso de ataque de um boitatá, a melhor solução é a pessoa ficar parada, de olhos fechados, parecendo não respirar.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes