Pesquisar
Close this search box.
Marcha das Margaridas

Brasília: Agosto, Tempo de Margaridas

As flores coloridas dos ipês quebram a aridez e a secura de Brasília. As cores vibrantes acolhem margaridas brancas, amarelas, rosas, lilases, negras, vermelhas, silvestres, pequenas, grandes. Vindas do campo, das florestas e das águas, milhares e milhares de mulheres ocupam as largas avenidas da capital federal cantando “Olha, Brasília está florida, estão chegando as decididas. Olha, Brasília está florida, é o querer, o querer das Margaridas”.

A sociedade brasileira ainda possui arraigados valores sexistas. Persiste quem pense que as mulheres devem ser controladas e vigiadas no cumprimento de papéis sociais de gênero bem definidos e que não seguir padrões de aparência e de comportamento, e funções consideradas apropriadas, pode justificar o uso da violência psicológica e física.

Práticas opressivas com base no gênero não combinam com a luta e as conquistas femininas no que diz respeito ao trabalho, à educação, à convivência familiar e social. As mulheres promovem, então, com toda a sua criatividade, manifestações que possam fortalecer outros valores, forjando novos caminhos para a conquista da igualdade.

Realizada a partir de 2000, capitaneada por Raimunda Damasceno, com o objetivo chamar a atenção da sociedade e reivindicar novas conquistas para as mulheres do campo, a Marcha das Margaridas é uma ação estratégica promovida pela Contag, Federações e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. A seguir, Carmen Foro, então Secretária da recém-criada Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag e hoje vice-presidenta da CUT, assume a tarefa de continuar dando visibilidade à luta das mulheres rurais. Em 2015, a 5ª Marcha das Margaridas é coordenada por Alessandra Lunas, Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, com admirável capacidade organizativa, se consolida como expressivo espaço para as mulheres do campo, da floresta e das águas expressarem suas reivindicações.

Nos dias 11 e 12 de agosto de 2015, as Margaridas de todo o país, acreditando no que diz Rosa Luxemburgo: “Quem não se movimenta não sabe as correntes que o prende”, seguem em marcha para fazer o Brasil avançar no combate à pobreza, no enfrentamento à violência contra as mulheres, na defesa da soberania alimentar e nutricional, na construção de uma sociedade sem preconceitos de gênero, de cor, de raça e de etnia, sem homofobia e pela superação da intolerância religiosa. A luta também é por políticas públicas que contribuam para um “Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”, lema motivador da 5ª Marcha das Margaridas.

As mulheres do campo, das florestas e das águas exigem outro modelo de desenvolvimento, sustentável e solidário, que incentive as unidades produtivas familiares com capacidade de promover a soberania e a segurança alimentar dos povos; pedem acesso à terra, reforma agrária e reconhecimento dos territórios das comunidades indígenas e quilombolas; entendem a agroecologia como um modo de produzir, de se relacionar e de viver, pois acreditam que o ar, a água, a terra, as florestas são elementos fundamentais para a vida, e por isso bens comuns e não monopólio capitalista. Defendem o estabelecimento de novas formas de relação com o mercado, baseadas em valores de cooperação, troca e solidariedade, valorizando a diversidade produtiva, a pesca artesanal e a participação das mulheres. As feiras agroecológicas, os pequenos e médios varejos, as cooperativas, os grupos de consumidoras e consumidores, o mercado institucional precisam ser fomentados e fortalecidos.

As mulheres em marcha denunciam a educação sexista que reforça a visão compartimentada das pessoas, fortalece a submissão das mulheres, reproduz o machismo e o racismo, e contribui para a manutenção da violência contra as mulheres e da homofobia. Pedem o rompimento com o atual modelo de educação e a construção de um processo educativo que fomente a igualdade entre mulheres e homens, reconhecendo e respeitando as diferenças; elas afirmam que a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano é um grande processo de convívio que se dá em todas as esferas da sociedade: família, escola, igreja, trabalho, sindicato, associação. Querem e constroem relações respeitosas e igualitárias entre homens, mulheres, jovens, idosas/os, e com a natureza.

As Margaridas nos ensinam que saúde significa cuidar de sua família e também delas próprias, com bem estar e equilíbrio entre corpo e mente. Essa harmonia depende da garantia de uma vida digna propiciada por políticas públicas que promovam trabalho, renda, educação, moradia, saneamento, alimentação, lazer, transporte, segurança. Dizem também que o direito à saúde reprodutiva, com informação adequada, tratamento médico e humano na gravidez, no pré-natal, no parto e no aborto são fundamentais, conscientes de que são donas do seu tempo, dos seus corpos e de suas vidas.

alessandra-lunasAs mulheres brasileiras representam metade da população, estão sub-representadas nas instituições de poder e ainda são minoria na direção dos partidos políticos, das organizações sociais e sindicais. As Margaridas denunciam que os espaços de representação são ocupados pela elite masculina, proprietária e branca. Querem, então, a participação política efetiva e igualitária das mulheres como condição fundamental para o fortalecimento da democracia.

Com o lema “Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade” as mulheres novamente ocupam as ruas para protestar contra as desigualdades sociais, denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e apresentar propostas para avançar na construção da democracia e da igualdade. Cabe a todos nós recebê-las, acolher suas reivindicações, reconhecer a justeza de suas causas e prestar-lhes nossa homenagem pela coragem, altivez e dignidade com que lutam por um país generoso, igualitário e justo, capaz de oferecer felicidade a todas e todos.

Aprendamos, pois, a lição de Cora Coralina, trazida nas mãos e corações dessas Margaridas Mulheres: “Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.” E a nós outros cabe a admiração, porque margaridas são singelas, mas são sobretudo fortes, capazes, sinceras, cidadãs que exercem seus direitos e exigem respeito, autonomia e igualdade. Afinal, “somos todos e todas margaridas”!

Foto-de-Margarida

Quem foi Margarida Alves

Marcha das Margaridas: um legado e uma homenagem

Margarida Maria Alves é uma lembrança viva de coragem e dedicação à luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. Uma dirigente sindical à frente de seu tempo que rompeu com os padrões tradicionais de poder ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, no estado da Paraíba. Assassinada brutalmente por usineiros da Paraíba em 12 de Agosto de 1983, Margarida Alves tem em sua trajetória a luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Uma verdadeira educadora popular, Margarida Alves deixou um legado de ousadia, coragem e entrega. É uma luz pulsante no coração, nos pés firmes em marcha, nos chapéus, nas canções e na luta de cada margarida, de toda a Marcha das Margaridas.

Marcha da Margaridas

Promoção: Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Fetags – Federações de Trabalhadores na Agricultura, STTRs – Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Parcerias: MMM – Marcha Mundial de Mulheres, AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras, UBM – União Brasileira de Mulheres, MMTRNE – Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, CNS – Conselho Nacional das Populações Extrativistas, MIQCB – Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, MAMA – Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia, GT Mulheres da ANA (Articulação Nacional de Agroecologia), UNICAFES – União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CUT – Central Única dos Trabalhadores.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes