Brumadinho: Outra barragem de rejeitos da Vale desaba. Mais lama, mais destruição, mais tragédia, mais mortes
Outra tragédia ambiental, com perdas de dimensões incalculáveis, acaba de acontecer em mais uma barragem da Vale, em Minas Gerais. Segundo a própria companhia, na tarde desta sexta-feira, 25 de janeiro, houve o rompimento da barragem em Brumadinho, na Barragem I, no Córrego do Feijão, na região metropolitana de Belo Horizonte, a apenas a 120 quilômetros da cidade mineira de Mariana.
Também segundo informações da Vale, os rejeitos de Brumadinho atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. O desastre acontece há pouco mais de três anos da tragédia do rompimento da barragem da Vale em Mariana, em novembro de 2015, que resultou n fim do distrito de Bento Rodrigues, na destruição da região banhada pelas águas do Rio Doce e na perda de 19 vidas humanas.
. A Vale emitiu nota informando que acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, diz a empesa na nota.
Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros mostram uma realidade devastadora. Um vídeo divulgado por trabalhadores da barragem informa que o rompimento ocorreu na hora do almoço e que a lama atingiu um restaurante cheio de pessoas. Não há, ainda, informações específicas sobre os danos ambientais e sobre as vítimas da tragédia.
Veja um dos vídeos do rompimento da barragem, disponível no You Tube.
Comentários