A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC )do Senado Federal reúne-se nesta quarta-feira, 8 de junho, para debater a política energética atual e as fontes renováveis de energia, com a participação do ministro-interino de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Energias Renováveis do Brasil (ERB) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A CMMC informa que, com base nesse debate, poderão ser traçadas novas metas e prioridades para a política energética do Brasil. A reunião será aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo Site do Senado Federal http: www12.senado.leg.br. A participação popular é fundamental na defesa de uma política energética mais sustentável para a nação brasileira.

O Brasil é o quarto país em que a energia eólica, uma fonte de energia renovável e limpa, mais cresce no mundo. Segundo Maurício Tolmasquim, presidente da EPE, devido à característica dos ventos brasileiros, a energia eólica é “umas das fontes de energia mais competitivas do Brasil”.

Nosso país ganhará muito investindo mais em parques eólicos e menos em hidrelétricas, porque elas devastam habitats naturais e destroem os modos de vida dos povos da floresta. Complexos como o do Parque Eólico de Geribatu e Sistema de Transmissão Associado Santa Vitória do Palmar (RS), inaugurado pela presidenta Dilma Roussef em fevereiro de 2015, poderão, cada vez mais, garantir a segurança energética do Brasil.

Geribatu é o maior dos três parques que compõem o Complexo Eólico Campos Neutrais, o maior da América Latina. Os dois empreendimentos juntos (parque eólico e sistemas de transmissão associados) somam investimentos de cerca de R$ 2 bilhões. Essa é a energia limpa que poderá, ao substituir a energia elétrica, causar menos danos ambientais e, portanto, deixar um país mais sustentável para as futuras gerações.

A Xapuri convida você a enviar sua mensagem para os Senadores da Comissão listados abaixo com a seguinte mensagem “Não às Hidrelétricas, Sim à Energia Eólica!”

Senadores que compõem a CMMC:

Daniel Vilela – PMDB/GO – Presidente da Comissão:

Cristovam Buarque – PPS/DF – Vice-Presidente da Comissão: cristovam.buarque@senador.leg.br

Fernando Bezerra Coelho – PSB/PE – Relator da Comissão: fernandobezerracoelho@senador.leg.br

Dário Berger – PMDB/SC: dario.berger@senador.leg.br

Marta Suplicy – PMDB/SP: marta.suplicy@senadora.leg.br

Jorge Viana – PT/AC: jorge.viana@senador.leg.br

Fernando de Souza Flexo Ribeiro – PSDB/PA: flexa.ribeiro@senador.leg.br

Vanessa Grazziotin – PCdoB/AM: vanessa.grazziotin@senadora.leg.br

Eros Biondini – PROS/MG:

 

 

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: