Pesquisar
Close this search box.

Como evitar acidentes de trânsito: Devagar e sempre!

Trânsito: Não precisa ser físico para concordar que um corpo móvel que promove colisão produz maior deformação em sua estrutura e no obstáculo atingido quanto maior for a energia que o alimenta. Em simples palavras: quanto maior a velocidade do veículo, ao envolver-se numa colisão, maior a gravidade do resultado.

Logo, mais chances de matar, morrer ou lesionar no trânsito assume o motorista apressado. Ora, se o valor maior que temos é a vida, coerente então que sejamos cautelosos em nossas escolhas quando estamos conduzindo um veículo, afinal, o trânsito brasileiro coleciona 45 mil mortes/ano e leva aos hospitais outros 150 mil/ano com lesões graves e gravíssimas a internações médias de 20 dias.

No mesmo ritmo 50 mil adquirem distintas plegias. Numa conta simples, calcula-se que um milhão de pessoas/ano são diretamente envolvidas em eventos graves de trânsito, sendo que 575 mil/ano destes sofrem processos de mutilação de órgãos, segundo Dirceu Rodrigues Alves Júnior, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego/Abramet. Carnificina, epidemia, doença, deseconomia, dor, tristeza, angústia… Literalmente!

O que há de comum neste sinistro quadro epidemiológico? São resultados de colisões e atropelamentos violentos, absolutamente previsíveis, envolvendo veículos nos sistemas viários das cidades e rodovias. E o que mata e aleija? A velocidade das máquinas; a quantidade de movimento (massa x velocidade) que elas desenvolvem nos espaços de mobilidade, e com isso o comprometimento do ideal tempo psicotécnico de seus condutores. E como estancar esta sangria desatada? Não inventar a roda, adotar experiências que têm dado resultados satisfatórios, lá fora e aqui mesmo no Brasil. Veja-se São Paulo. Em julho a Prefeitura reduziu a velocidade máxima permitida de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas da cidade; de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. No caso de ônibus e caminhões, a velocidade limite nas pistas expressas é de 60 km/h. As mudanças fazem parte do Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura. O objetivo é regulamentar em 50 km/h o limite de velocidade em praticamente todas as avenidas importantes da cidade. O resultado aferido? Redução em 36% de acidentes com vítimas.

O que está fazendo São Paulo neste quesito é o que fazem, em distintas proporções, as cidades de Nova Iorque, Amsterdam, Londres, Guadalajara, Mar Del Plata, Portland, Santiago, Seatle, Singapura, Tóquio, Vancouver e muitas, muitas outras cidades mundo afora. A percepção e o enfrentamento do problema desta forma tem origem no conceito “Visão Zero”, a política de segurança viária mais ambiciosa já implantada em todo o mundo.

Criada em 1994 e adotada pelo Parlamento Sueco em 1997, o “Visão Zero” determinou a meta de zerar os acidentes com mortes ou ferimentos graves por toda a Suécia. A abordagem mais ampla de responsabilidade compartilhada resultou em mudanças no design de estradas e vias das cidades. De acordo com a The Economist, a construção de 1,5 mil km de vias “2+1” (um modelo de via onde cada faixa pode retornar utilizando a faixa do meio para passagem) salvou cerca de 145 vidas ao longo da primeira década de Visão Zero.

Além disso, para os 12,6 mil cruzamentos melhorados com sinalização e traffic calming estima-se que as mortes de pedestres caíram pela metade nos últimos cinco anos. A nova medida ajudou a Suécia a aproximar-se da meta, com apenas 3 mortes para cada 100 mil pessoas no trânsito. O dado contrasta com as 5,5 pessoas para cada 100 mil na União Europeia e com as 11,4 pessoas para a mesma parcela nos Estados Unidos (2014, WRI Brasil – Cidades Sustentáveis). No Brasil? Ainda convivemos com 22 mortes/100 mil pessoas, o que nos coloca no quinto lugar entre os países que mais matam no trânsito.

Então o que espera o governo brasileiro, se temos as soluções experimentadas ao alcance? Sistematizar e aplicar políticas de redução de velocidades. Simples assim, para que possamos os brasileiros caminhar com dignidade, devagar e sempre!

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes