Pesquisar
Close this search box.

Como os índios faziam no inverno?

Como os índios faziam no inverno? Teriam eles uma capacidade anormal de aguentar nus um frio de menos de 10 graus?

Por: Fábio Marton e Tatiana Bandeira/aventurasnahistoria

De acordo com a antropóloga Tatiane Klein, pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo (USP), os índios que povoam o imaginário comum – aqueles dos tempos de Pedro Álvares Cabral –,  que correspondem a uma ideia de indígenas que “vivem/viviam sem roupa”, “são um estereótipo, um preconceito relacionado à imagem de um índio genérico, que ignora a diversidade de povos existente no Brasil e suas culturas”.

Na época das descobertas, os índios brasileiros ficaram tão famosos por andarem nus que acabaram dando origem à ideia do bom selvagem, de que vivessem no paraíso, como nos tempos de Adão e Eva. Mas eles conheciam roupas.  Quando batia a friaca, usavam casacos feitos de peles, palha ou algodão, o mesmo material com que fazem redes.

E isso de fazerem redes demonstra por que não é nenhum mistério: a tecnologia de fazer tecidos – e roupas – sempre esteve no arsenal tecnológico dos índios do Brasil. Afinal eles, como todos os povos da América, chegaram ao continente através do Estreito de Bering, da Sibéria para o Alasca. Teria sido impossível fazer essa travessia pelo gelo sem roupas.

E a técnica não se limita a roupas. A antropóloga lembra que, para se aquecer, os povos como os guaranis (espalhados atualmente em SP, SC, PR, RS, MS e PA), utilizavam e ainda usam técnicas de construção coletiva, chá de erva-mate (que originou o chimarrão dos gaúchos), fogueiras, mingaus etc. Já no caso dos Kaingang (presentes no RS, SC, PR e SP), foram encontradas casas subterrâneas. Os ashaninka, que vivem no Acre, próximo da fronteira com o Peru, quando chegavam as primeiras frentes frias, adotavam uma roupa tradicional, semelhante a um poncho, junto com um cocar específico.

Onde o friozinho só bate à noite, ficar na aldeia em volta da fogueira, tomando uma com os amigos, pode ser o bastante para dispensar a roupa o ano inteiro. Mas é bom lembrar que mesmo os povos que podem andar sempre nus fazem uso de acessórios como o uluri, o cinto “de castidade” das mulheres indígenas, que elas usam para dizer que não estão disponíveis – e nenhum homem pode tocá-las.

O que acontecia e acontece é que não há nenhuma obrigação cultural de usar roupas – ou, melhor dizendo, de tapar o sexo, porque adereços como o uluri, cocares e mesmo a pintura facial são, para propósitos sociais, roupas, cumprindo a função de identificar o povo e o indivíduo.

Na maior parte do ano e na maior parte do Brasil, esses adereços, fogueiras e sopinhas eram suficientes. Quando e onde não eram, as onças pagavam o pato.

Fonte: aventurasnahistoria

Abaixo, uma imagem de Debret dos botocudos em 1834, Eles viviam no Espírito Santo e ainda assim portavam capas. No quadro, provavelmente cerimoniais, usadas apenas pelos homens, mas certamente viriam a calhar diante de uma frente fria. Há várias outras imagens antigas de índios vestidos. O fato é que, técnica contra o frio,”cada povo tem a sua”, como diz Klein. “Em comum, contra as intempéries, seja frio ou calor, estão os conhecimentos astronômicos, meteorológicos e ambientais, que indicam se vai chover, se vai fazer sol, que dão sinais.”

Os botocudos / Crédito: Reprodução


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.

COMPRE AQUI

 

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes