EMPATE

Por: Sérgio de Carvalho, no Facebook

O documentário Empate, da Saci Filmes, foi exibido no dia 2 de abril no Parlamento Europeu.
O filme aborda a resistência fos serengueiros 30 anos após o assassinato de ChicoMendes.
Logo após a exibição do filme, participamos de um debate sobre a Amazônia e os tempos sombrios do Brasil. O mundo está espantado e triste com o que acontece em nosso país.
Na mesa estavam a Eurodeputada Marisa Matias, referência na luta pelos Direitos Humanos e quem nos convidou a estar no Parlamento; Fernando Burges, da Unpo e Aline Yasmim, do Espirito Mundo, que organizaram e deram todo apoio para o que evento ocorresse.
Na fala emocionada de Angela Mendes, que lembrou da luta de seu pai e os retrocessos que estamos vivendo, denunciou a morte dos posseiros em Lábrea e a situação dos posseiros em Xapuri que estão perdendo suas terras.
Na minha fala, refleti o papel do cinema e da arte para esta travessia dificil.
Foi incrível! Foi emocionante usar do instrumento de minha arte para transmitir um pouco da voz da floresta! Resistência e esperança.
Nestas sincronicidades da vida, também esteve no Parlamento hoje Jean Wyllys, que falou para comunidade Lgbt de Bruxelas. Foi emocionante ouvir os motivos de seu auto exilio de um lado país que vive sua noite escura.
Como nos disse Jean: não foi coincidência estarmos aqui! É o universo contribuindo para darmos o recado.
Angela completou: é o Empate Moderno.

A fotos são de Monica Musoni

ANOTE:

Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária:  https://www.xapuri.info/loja-solidaria. Em Formosa, encomendas com Geovana: 61 9 9352 9191. Em Brasília, com Janaina: 61 9 9611 6826. 

Camiseta Chico Mendes Vive

Comentários

%d blogueiros gostam disto: