Emir Sader: é preciso mostrar que a esquerda tem alternativas para os grandes problemas do Brasil

Por: Rodrigo Couto

Em entrevista exclusiva conduzida pelo jornalista Rodrigo Couto para a Xapuri, o sociólogo Emir Sader fala sobre o papel da esquerda no combate ao desmonte das políticas públicas e em oferecer alternativas para os grandes problemas nacionais.

Xapuri – Diante dos vexames nacionais e internacionais do governo Bolsonaro, o senhor prevê que ainda existe esperança para que a esquerda retome seu espaço?

Emir SaderA esquerda pode retomar um espaço, desde que politize a oposição ao governo Bolsonaro. Não basta retrucar e denunciar as iniciativas do governo. É preciso mostrar que a esquerda tem alternativas para os grandes problemas pendentes no Brasil.

XapuriEm uma breve análise sobre a direita hoje no Brasil, qual o principal objetivo dela?

Emir SaderO principal objetivo da direita é a manutenção do modelo econômico neoliberal. Como se trata de um modelo antipopular, precisa também blindar o Estado e o governo, para tentar impedir que a esquerda capitalize os descontentamentos provocados por esse modelo e possa voltar a governar.

XapuriNa sua visão, o que a esquerda pode fazer para retomar o governo e as políticas socioeconômicas que tiveram êxito para toda a população, incluindo os empresários, no segundo governo Lula (2006)?

Emir SaderA esquerda pode usar ferramentas cirbenéticas para difundir suas posições de forma legal.

XapuriExiste algo para combatermos as chamadas “Fake News”, que perseguem e insultam Lula e sua militância?

Emir SaderPodemos combinar mecanismos ágeis e amplos de difusão de respostas e desenvolver a consciência popular, são os mecanismos com que pode contar a esquerda. Mas nunca usar “Fake News”.

 

Rodrigo Couto – Jornalista.

 

 

ANOTE: Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: https://www.xapuri.info/loja-solidaria.Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826. Camiseta Lula Livre: https://www.xapuri.info/produto/lula-livre-estilo-comics/

Comentários

%d blogueiros gostam disto: