Tardia, depois de 15 anos a justiça brasileira reconhece que José Genoino e Delúbio Soares, condenados e presos por crimes que não cometeram, são inocentes. Quem vai pagar pela estrago feito na vida deles e do PT?
Por Zezé Weiss
Em decisão tomada na última terça-feira, 18 de agosto, o Tribunal Regional Federal l da 1ª Região (TRF1), em Brasília, extinguiu as punições de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT,  e José Genoino Neto, à época presidente do PT. Depois de 15 anos de danos irreparáveis às suas vidas e ao PT, Genoino e Delúbio tiveram suas punições extintas por um simples motivo: não foi encontrada uma única prova contra eles.
Acusados por falsidade ideológica em Ação Penal gerada a partir do caso do Mensalão, em 2005, a decisão por inocentá-los, proferida, repito, 15 anos depois, jamais será capaz de reparar a dor da injustiça feita a essas duas lideranças históricas do Partido dos Trabalhadores, que tiveram suas vidas estraçalhadas e suas reputações destruídas.
Genoino e Delúbio foram acusados de simular empréstimo junto ao Banco de Minas Gerais (BMG). Jogado às feras da mídia e da burguesia, o PT sofreu grandes e irreparáveis danos. Parte grande desse dano não foi só para o PT, foi para toda a sociedade brasileira. Embalada na onda do antipetismo, parte dela apoiou o golpe contra a presidenta Dilma em 2016 e elegeu o traste que hoje nos desgoverna.
Delúbio classifica a decisão do TRF1 de uma grande “vitória política” para ele e para seu partido. “Com o decorrer do tempo, vou mostrando ao povo brasileiro que não cometi nenhum crime e que todas as acusações criminais a mim imputadas são derivadas da perseguição empresarial, midiática e dos setores conservadores contra o Projeto Democrático e Popular representado pelo PT e seus aliados,” afirma Delúbio.
Coração valente, para José Genoino não há tempo para ódios nem rancores, há, sim, muita disposição para seguir lutando para que outras injustiças, como a prisão em crime e sem provas de Lula, também sejam extintas. ” Vamos em frente, companheira, porque, como dizia Dom Pedro Casaldáliga: Perder a Esperança? Nunca! Isso não quer dizer que não vamos lutar por todas as reparações a que temos direito,” afirmou Genoino à revista Xapuri na tarde desta sexta-feira, 21 de agosto.
Haverá de chegar o momento em que outras lideranças petistas, também condenadas sem provas, como José Dirceu, João Vaccari Neto e Luiz Inácio Lula da Silva também tenham suas punições extintas e suas reputações reparadas.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 99611193.

 

 

One Response

Comentários

%d blogueiros gostam disto: